13/03/19 |   Transferência de Tecnologia

Oficina prática, em Campinas, marca início da programação de Saneamento Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Renato Marmo

Renato Marmo - Programa já instalou 83 Fossas Séptica Biodigestoras em Campinas

Programa já instalou 83 Fossas Séptica Biodigestoras em Campinas

     A realização da 5ª Oficina de Instalação e Operação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário para Áreas Rurais, nesta sexta-feira (15), das 14h às 17h30, em Campinas, marca o início da programação das atividades em campo de saneamento básico rural da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) previstas para 2019.

     O evento ocorre no Sítio Pouso das Bandeiras, no bairro Saltinho, organizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). A instalação da Fossa Séptica Biodigestora (para tratamento do esgoto do vaso sanitário) integra o Programa de Saneamento Rural Sustentável (PSRS). 

     Instituído pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, o PSRS promoveu ações que já adequaram o esgotamento sanitário de 147 domicílios situados em 74 propriedades rurais de Campinas, contemplando a doação de 83 Fossas Sépticas Biodigestoras (FSB) e 10 Jardins Filtrantes modelos Embrapa, além de 54 Biodigestores, e da capacitação de mais de 50 produtores rurais.

     Em 2019 ainda deve ser realizado mais uma oficina prática com instalação de tecnologias em parceria com a Prefeitura de Campinas. E ainda no primeiro semestre, no final de maio, a Embrapa Instrumentação promove um dia de campo sobre o Jardim Filtrante (trata a água de pias e chuveiros), no Paraná, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

Capacitações no Sul, Nordeste e Norte

     A busca pela universalização do saneamento rural no Brasil pela Embrapa Instrumentação prevê também novos cursos de capacitação para multiplicadores neste ano, como parte de um projeto com a Fundação Banco do Brasil - somente em 2018, 375 participantes foram capacitados em Minas Gerais, Goiás e São Paulo (dos quais169 mulheres).

     Estão programados cursos com atividades teóricas e práticas nas cidades de Concórdia (Santa Catarina), em abril, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves; na cidade do Crato (Ceará), em junho, com a participação da Embrapa Agroindústria Tropical e Embrapa Algodão; e em Boa Vista (Roraima), em outubro, junto com a Embrapa Roraima.

     “Nossa meta era capacitar 300 multiplicadores nos seis cursos previstos com a Fundação Banco do Brasil até 2020, mas esse número já foi ultrapassado em metade dos eventos, o que demonstra o interesse no saneamento rural”, avalia o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, coordenador do projeto.

     Esse interesse também pode ser constatado nos contratos de parcerias que a Embrapa Instrumentação mantém para ações em saneamento básico rural também com o Instituto Trata Brasil; Prefeitura de Patrocínio (MG); Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro e a Iniciativa Verde – organização do terceiro setor (SP).

Nova opção para kit de saneamento

     Os usuários das soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação acabam de ganhar uma nova alternativa. O Centro de Pesquisa assinou contrato com a empresa Better Ambiental Indústria Comércio Ltda., de Pinhalzinho (SP), para fornecimento de tecnologia sob condição de confidencialidade.

A parceria prevê utilizar os conhecimentos tecnológicos e a marca mista da Embrapa - sem garantia de exclusividade - sob o compromisso de exploração econômica de produtos e serviços relacionados à Fossa Séptica Biodigestora, ao Jardim Filtrante e ao Clorador Embrapa.

     “A empresa já vinha fornecendo material para algumas prefeituras, como a de Campinas e, no passado, comercializou sistemas para entidades como a CATI (SP) e entidades do terceiro setor que atuam no saneamento rural. O proprietário estimou em mais de 800 sistemas fornecidos desde 2008”, explica o supervisor do Setor de Gestão de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia, Renato Marmo.

     “Por isso, em conversas durante dias de campo, verificou-se a possibilidade da empresa produzir o kit dessas tecnologias para os interessados, com todo o suporte técnico fornecido pela Embrapa Instrumentação. De qualquer forma, elas continuam como tecnologias sociais, com as informações disponíveis gratuitamente no Portal Embrapa para quem desejar”, acrescenta Marmo.

Edilson Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107-2807

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Máquina, implemento, equipamento