27/06/19 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisadores da Embrapa recebem Prêmio Andef

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Walter Eugênio

Walter Eugênio - Presidente da Embrapa com os pesquisadores Yeda Malheiros e Gherman Garcia

Presidente da Embrapa com os pesquisadores Yeda Malheiros e Gherman Garcia

Dois pesquisadores da Embrapa foram agraciados nesta quinta-feira (27 de junho) com o Prêmio Andef Inovação para Sustentabilidade na Agricultura. Yeda Maria Malheiros de Oliveira, da Embrapa Florestas, destaque na categoria Personalidade, e Gherman Garcia Leal de Araújo, da Embrapa Semiárido, na categoria Sustentabilidade, receberam o prêmio durante o Fórum Internacional para Sustentabilidade na Agricultura, realizado em Brasília-DF. Na categoria Inovação, o premiado foi o engenheiro agrônomo Marcos Nascimbem Ferraz, da Escola Superior de Agricultura (Esalq-USP).

Destinado a reconhecer iniciativas voltadas à produção e à distribuição de alimentos, fibras e energia de forma sustentável, o prêmio é definido a partir de indicações de representantes de universidades, entidades científicas, veículos de imprensa, organizações de agricultores, governo e empresas do setor. A cada edição, são contempladas três pessoas nas áreas de Inovação, Sustentabilidade e ainda uma personalidade com destaque ou na Inovação ou na Sustentabilidade da Agricultura. A cerimônia de premiação é organizada pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). Esteviveram presentes o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa,  o diretor de Inovação e Tecnologia, Cleber Soares e a secretária de Inteligência e Relações Estratégicas, Rita Milagres.

Os Premiados

Pesquisadora Yeda Maria Malheiros de Oliveira – Embrapa Florestas (Categoria Personalidade) - Engenheira florestal, com mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Ciências Florestais pela University of Oxford, é pesquisadora da Embrapa Florestas há 41 anos. Sua trajetória profissional foi construída com foco nos benefícios dos plantios florestais para a sociedade e o meio ambiente. Os projetos executados por ela se pautaram em gerar informações sobre os impactos socioeconômicos e impactos ambientais, que serviram para subsidiar políticas públicas nos âmbitos municipais, estaduais e federais. Sempre defendeu que as plantações florestais possuem valor além dos propósitos comerciais a que se destinam, tanto no âmbito econômico, quanto no âmbito ambiental.

Pesquisador Gherman Garcia Leal de Araujo – Embrapa Semiárido (Categoria Sustentabilidade) - Graduado em zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Viçosa, tem ampla experiência no Semiárido brasileiro, com projetos ligados à avaliação de alimentos para animais e forte atuação em projetos de agricultura biossalina, tema que envolve a dessalinização de águas subterrâneas na região e que se apresenta como uma alternativa para reduzir os problemas de falta de água na zona rural. O pesquisador integra uma rede que envolve a Embrapa e instituições parceiras, que vêm desenvolvendo pesquisas, adaptando tecnologias e gerando conhecimentos como a caracterização de águas dos poços subterrâneos, para construção de indicadores de potenciais de uso na agropecuária e o desenvolvimento de alternativas tecnológicas que visam seu uso integrado.

Engenheiro agrônomo Marcos Nascimbem Ferraz – Esalq-USP (Categoria Inovação) - Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ - USP, e mestre em engenharia de sistemas agrícolas pela mesma instituição. Trabalha na área de tecnologia e agricultura de precisão e é sócio fundador da empresa Smart Sensing Brasil responsável  pela tecnologia de pulverização localizada através de sensores. Desenvolve projetos de inovação, baseados em inteligência artificial e análise de imagens. Dentre os projetos em desenvolvimento destaque para um sistema para mapeamento de perdas de colheita de soja por visão artificial, sistemas de fenotipagem digital para pesquisas agronômicas e um coletor de esporos automatizado, que juntamente com uma plataforma de monitoramento de clima irá prever com assertividade o risco de ocorrência da ferrugem asiática para a cultura da soja.

Fórum Internacional

A abertura do evento teve presença do presidente do Conselho Diretor da Andef, Eduardo Leduc,  do presidente do Conselho Diretor da CropLife Latin America, Valdemar Fischer e do ministro substituto da Agricultura, Marcos Montes. Em seguida, foram apresentados paineis com os temas O papel das agrotecnologias na segurança alimentar, Brasil: informando corretamente sobre o uso e os riscos dos defensivos agrícolas e Segurança alimentar e o uso de defensivos, seguido de debate, mediado pelo jornalista William Waack.

Gerência de Comunicação Estratégica
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas - Sire

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1861/4285

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

premio-andef