12/08/19 |   Manejo Integrado de Pragas

“Ainda falta conhecimento sobre o que são os produtos biológicos e como usá-los”, disse palestrante no Simpósio de Controle Biológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Henrique Campinha

Henrique Campinha -

Durante o Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), que está sendo realizado de 11 a 15 de agosto, em Londrina (PR), a diretora de pesquisa da empresa australiana AgBitech, Paula Marçon, afirmou que os produtores ainda desconhecem os benefícios e as vantagens dos insumos biológicos. O evento é uma promoção da Sociedade Entomológica do Brasil e Embrapa Soja.

Paula apresentou dados de pesquisa de opinião, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio,) em que 79% dos produtores brasileiros dizem não ter intenção de usar ou ter dúvidas quanto à utilização de produtos biológicos. “Existe falta de conhecimento sobre o que são os produtos biológicos e como usá-los”, reforça.

No entanto, a pesquisa mostrou que 96% entrevistados consideram que, em cinco anos, há tendência de ampliação no uso de produtos biológicos. Entre os fatores que ampliariam o uso de insumos biológicos estão “mais pesquisas e investimento em instituições de credibilidade, custo mais baixo desses produtos, maior validação a campo para mostrar eficiência desses produtos e assistência técnica preparada para responder aos questionamentos”, diz Paula Marçon.

A palestrante disse que dos U$ 480 milhões de lagarticidas comercializados em 2018/2019 para a cultura da soja, apenas U$13.9 milhões são de produtos biológicos, o que representa 3% deste mercado. “Apesar do percentual pequeno, há uma tendência de expansão”, diz.  “Da safra 17/18 para a safra 18/19, por exemplo, houve um salto de U$ 9 milhões para U$13.9 milhões  na comercialização de lagarticidas biológicos”, afirma Paula.

Paula ressaltou as vantagens do baculovirus que é um inseticida biológico de eficácia prolongada no controle de lagartas, tem flexibilidade de uso; apresenta menor risco ao ambiente, além de ser  ferramenta importante dentro MIP,  porque ajuda a preservar os inimigos naturais. “Além disso, tem excelente encaixe em programas de manejo de resistência das pragas a inseticidas e não há restrição quanto à deriva, escoamentos”, enumera.
 

Simpósio de Controle Biológico
Data: 11 a 15 de agosto
Local: Parque de Exposição Ney Braga, em Londrina (PR)

 

Lebna Landgraf (MTb 2903/PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/