03/10/19 |   Florestas e silvicultura

Programas de controle biológico bem-sucedidos em plantações florestais serão tema no Iufro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O controle biológico de pragas florestais será o tema de uma sessão técnica do XXV Congresso Mundial da Iufro, que acontece no dia 04 de outubro, das 08h30 às 10h30, no estádio R19-PG. Esta ferramenta tem sido uma das estratégias prioritárias contra insetos florestais exóticos ao redor do mundo. Muitos problemas de pragas florestais de pinus e eucalipto são comuns para distintos países. Sendo assim, estudiosos de referência destes locais estarão no evento para discutir suas estratégias e trocar experiências. Participarão pesquisadores da África do Sul, Argentina, Uruguai, Brasil e Suíça.

De acordo com um dos coordenadores da sessão e pesquisador da Embrapa Florestas, Leonardo Barbosa, o objetivo desta sessão é divulgar os trabalhos realizados nestes países sobre as pragas de eucalipto e pinus. “Iremos falar sobre o controle biológico de pragas do pinus, mas a maior parte das apresentações irá tratar das pragas do eucalipto. O complexo de pragas desta cultura é meio similar, pois a maioria é de origem australiana, e têm se dispersado para onde o eucalipto vem sendo introduzido. A África do Sul sofre com os mesmos problemas que o Brasil, assim como Portugal”, explica Barbosa.

Segundo o pesquisador, o controle biológico é uma estratégia segura para o manejo de pragas, com impacto bem menor que o controle químico. “Então, nossa expectativa é mostrar como está o uso do controle biológico para o manejo de pragas florestais. O Brasil é referência no controle biológico da vespa da madeira em pinus, com um nematoide entomopatogênico. Os participantes terão uma experiência de como é aqui no Brasil, onde temos um laboratório que é referência”, explica Barbosa.

Serão abordados também os seguintes casos: o controle biológico da vespa da madeira (Sirex noctilio) em pinus na África do Sul, tema abordado pelo pesquisador Brett Hurley; o controle biológico do percevejo bronzeado (Thaumastocoris peregrinus) no eucalipto no Brasil, tema tratado pelo pesquisador Leonardo Barbosa; um resumo dos programas de controle biológico florestais clássicos adotados no Brasil em larga escala, tema tratado pelo pesquisador Carlos Frederico Wilcken; controle biológico do gorgulho do eucalipto (Gonipterus platensis) em Portugal, tema abordado pelo pesquisador Carlos Valente; controle biológico como ferramenta para controle de pragas no Uruguai, tratado pelo pesquisador Gonzalo Martinez; ecologia e comportamento de parasitoide (Megarhyssa nortoni) usado como agente de controle biológico da vespa da madeira (Sirex noctilio) e o controle biológico de um fungo que causa podridão da raiz no abeto norueguês, tema tratado por Jonas Rönnberg.

Realizado pela primeira vez na América Latina, o IUFRO2019 foi promovido pela Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e IUFRO.


Sobre a IUFRO

A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, na sigla em inglês) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1892. É a rede global de cooperação em ciências florestais que reúne, de forma voluntária, mais de 15.000 cientistas em quase 700 organizações associadas, em 126 países. A IUFRO também é parte da CPF (Parceria Colaborativa em Florestas), um grupo formado no âmbito do Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF) e que reúne 14 organizações internacionais, instituições e secretariados de convenções internacionais em torno da agenda global sobre florestas.

Visando congregar e compartilhar conhecimentos, a IUFRO realiza mais de 70 reuniões técnico-científicas por ano. Realiza também congressos regionais e, a cada cinco anos, o Congresso Mundial, que é o seu principal evento. O primeiro congresso mundial da IUFRO ocorreu em Viena, na Áustria, em 1893, e o vigésimo quarto e último, em Salt Lake City, EUA, em 2014. Esses congressos são interdisciplinares, integradores em conteúdo científico e reúnem cientistas, professores, estudantes, empresas florestais, tomadores de decisão e outros atores. Nessas ocasiões são criadas oportunidades para discussões relacionadas a áreas prioritárias de pesquisa, política e gestão florestal.

Para saber mais sobre a IUFRO, acesse: https://www.iufro.org/

Sobre o Serviço Florestal Brasileiro

O Serviço Florestal Brasileiro é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem como missão promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, como agenda estratégica para a economia do país. O órgão tem entre suas principais atribuições gerir as concessões florestais federais, coordenar o Inventário Florestal Nacional e realizar a gestão nacional do Cadastro Ambiental Rural e outros instrumentos para a implementação efetiva do Código Florestal Brasileiro.

Para saber mais sobre o Serviço Florestal Brasileiro, acesse: http://www.florestal.gov.br/


Sobre a Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem foco na inovação tecnológica, visando à geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira. A temática florestal é pesquisada na empresa há mais de 40 anos, com atuação em todos os biomas e contribuindo para aumento da produtividade, a redução de custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais no mercado de forma sustentável, além da melhoria e conservação do meio ambiente.

Para saber mais sobre a Embrapa, acesse: https://www.embrapa.br


Serviço
XXV Congresso Mundial da IUFRO
De: 29/09 a 05/10
Local: Expo Unimed, campus da Universidade Positivo (Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
 

Paula Saiz (CONRERP 3453)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: 66 99232-1901

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

congresso-iufro2019iufro2019