02/10/20 |   Transferência de Tecnologia

Pesquisador participa de webinar promovido por jornal de grande circulação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: FSP

FSP - Vinicius lembrou da importância da extensão rural

Vinicius lembrou da importância da extensão rural

O cientista Vinícius Benites, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) foi convidado pela Folha de São Paulo para compor o quarto seminário virtual Agronegócio Sustentável, realizado no dia 28 de setembro. Além de Benites, também estavam presentes José Otávio Menten, professor da Escola Superior de Agricultura da USP; Teresa Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira e Flávio Bonini, gerente de serviços técnicos da Mosaic Fertlizantes. O grupo contou com a mediação de Bruno Blecher, jornalista especializado em agronegócio e meio ambiente.

Menten abriu o diálogo dizendo que o grande desafio é utilizar todos os fatores da produção com a máxima eficiência possível. “Para que possamos cultivar no mesmo local por até 300 anos, como já acontece em várias áreas. É fundamental que a pesquisa exista”.

Teresa citou a importância de falar sobre o rural para um grupo de não-convertidos: o público da Folha, que não é familiarizado com o agro. “Temos números astronômicos na agricultura nacional, falamos esse ano em uma receita de R$ 730 bilhões de colheita, e 250 milhões de toneladas de grãos, além de empregamos um terço da mão de obra brasileira”.

A voz da indústria foi representada por Flávio Bonini, que citou o solo como o maior bem da nossa agricultura. “Temos que tratar bem da terra, da nossa gente e do meio ambiente”.

Recordes e fraquezas

Já Benites foi ao encontro das palavras do professor da USP ao falar de sustentabilidade. “Se compararmos os anos 80 do século passado com hoje, trabalhávamos naquela época com uma área ocupada de 47 milhões de hectares com a agricultura, hoje passamos para algo em torno de 65 milhões de hectares ocupados com culturas de grãos e fibras. A produção agrícola cresceu 400%, enquanto a área ocupada não aumento nem 50%”. Esse resultado se deu em função de aporte tecnológico e de pesquisa, incluindo genética e práticas culturais. 

Para o pesquisador da Embrapa, o grande salto foi aprender a produzir agricultura em solo tropical. “Somos pioneiros em agricultura tropical no mundo. Esse é um mérito que tem que ser reconhecido pelos moradores das grandes cidades”. 

Mas nem tudo são recordes para o agro brasileiro. Vinicius fez questão de lembrar de uma área que tem sofrido nos últimos anos: a extensão rural: “a assistência técnica precisa ser fortalecida, até mesmo com a participação das cooperativas. Precisamos que os resultados das pesquisas cheguem dentro da fazenda”. 

Assista ao webinar na íntegra aqui.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

webinaragronegocio-sustentavel