05/02/21 |   Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Emenda da bancada cearense trará recursos para pesquisa em produção sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maíra Vergne

Maíra Vergne - Vitrine tecnológica da fazenda Crioula terá capacitações sobre sistemas sustentáveis

Vitrine tecnológica da fazenda Crioula terá capacitações sobre sistemas sustentáveis

Agregação de valor a produtos e multiplicação de experiências em sistemas de produção sustentáveis. Essas serão as contribuições que a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) trará ao setor produtivo a partir dos recursos de emendas parlamentares obtidos junto à bancada federal cearense no Congresso Nacional, no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. Serão liberados R$ 100 mil que ajudarão na implantação de uma vitrine tecnológica e uma estrutura de laboratório, ambas disponíveis em Sobral, para capacitações de técnicos e outros públicos interessados. Os recursos são parte de um montante maior que foi redirecionado para as ações de combate à pandemia do COVID-19, em 2020, mas que devem ser recompostos no Orçamento 2021, em negociação com a bancada. 

Uma das estruturas será a de um laboratório para o desenvolvimento de produtos derivados da carne ovina, com destaque para a Manta de Carneiro. Na região de Inhamuns, que concentra os maiores rebanhos de caprinos e de ovinos do Ceará, a Manta é um produto tradicional, que está em processo para obtenção da certificação do Selo-Arte do Governo Federal, que poderá facilitar a comercialização do produto para mercados de outros estados. O espaço servirá para capacitação de profissionais interessados nas técnicas de produção dos derivados de ovinos.

A outra estrutura será a de vitrine tecnológica montada no campo experimental da Fazenda Crioula, em Sobral, para capacitação sobre sistemas de produção sustentáveis no Semiárido. Em destaque, as técnicas de manejo da Caatinga, relevantes para melhor aproveitamento dos recursos naturais para alimentação de rebanhos e sustentabilidade ambiental. Os recursos da emenda garantirão uma reestruturação do campo experimental, que comporta pesquisas em sistemas de produção e conservação de raças localmente adaptadas, para viabilizar as experiências de capacitação.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marco Bomfim, todo este investimento será voltado para facilitar, por meio das capacitações, a adoção de soluções tecnológicas junto ao setor produtivo no Estado. Segundo ele, a Unidade ainda está em articulação junto a parlamentares para assegurar recursos que possibilitem a implantação das duas estruturas.

Cynthia Cury, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (GRIG/SIRE) destaca a importante articulação realizada pelas Unidades do Estado, Caprinos e Ovinos e Agroindústria Tropical, durante o período de negociações das emendas parlamentares de 2020. “Essa articulação contribuiu fortemente para que novos recursos pudessem ser incorporados ao orçamento da Embrapa em 2020”, destacou Cynthia. O relator geral do orçamento em 2020 foi o deputado federal pelo Estado do Ceará, Domingos Neto (PSD/CE).

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/