16/10/15 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa trabalha para atender demandas de produtores familiares da região do Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

Durante a Feira SemiáridoShow, realizada pela Embrapa em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), que acontece de 20 a 23 de outubro em Petrolina (PE), um grupo de agricultores familiares receberá auxilio direto da equipe técnica e de pesquisa da Embrapa Agroindústria de Alimentos. A ideia é discutir uma proposta para solução do problema de higienização de ovos de galinhas caipiras com produtores rurais, instituições de ensino, técnicos da extensão e da vigilância sanitária.

Os pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos realizarão uma capacitação sobre higienização de ovos nas criações familiares e uma reunião técnica com agricultores familiares durante o evento. "Estamos articulando com parceiros uma proposta de pesquisa para o desenvolvimento de um equipamento para sanitização de ovos em pequena escala de produção. Nossa intenção é avaliar alternativas para higienização de ovos com pequenos produtores. Isso nos ajudará no dimensionamento da pesquisa e sua aplicação aos futuros beneficiários", explica o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Eduardo Walter, líder do projeto.

Na região do Semiárido, o IRPAA é responsável pelo acompanhamento dos empreendimentos, que trabalham com processamento de produtos oriundos da agricultura familiar, como os sistemas produtivos de frutas da caatinga, da mandioca, do mel, da pesca artesanal e de ovos de galinhas caipira. "Recentemente construímos uma unidade de processamento de ovo de criações familiares em uma comunidade em Juazeiro (BA), que ainda precisa atender as exigências da vigilância sanitária da região, quanto à higiene. Dialogar com a Embrapa sobre essa questão será fundamental para a garantia da qualidade desses produtos", afirma José Moacir dos Santos, do Eixo Produção do IRPAA.

Os produtores familiares, extensão rural, centros de educação e formadores de opinião também poderão ser beneficiados com uma nova plataforma virtual lançada durante o Semiárido Show 2015: o site Agrofonte. Esse espaço reúne informações sobre agroindústria familiar e disponibiliza uma metodologia de internalização das Boas Práticas de Fabricação – BPF nas agroindústrias familiares. "Dentro desse sistema, é possível desenvolver e validar um método de extensão rural com visão de processo, ferramentas para a execução dos trabalhos de campo e seu acompanhamento", conta Fénelon do Nascimento Neto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e idealizador da proposta.

Sobre a Feira

A Feira SemiáridoShow, ao longo dos anos, vem contribuindo com a discussão e difusão de tecnologias e práticas apropriadas ao Semiárido. Também são debatidas políticas públicas viáveis para a região com um público variado composto por agricultores, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa e órgãos governamentais.

Este ano, a quinta edição do evento será realizada de 20 a 23 de outubro na área da Embrapa Produtos e Mercados em Petrolina (PE) com o tema - "Territórios, Água e Agroecologia: Base para a vida no Semiárido". Na programação haverá exposições, minicursos, seminários temáticos, comercialização de produtos, rodadas de negócios, apresentações culturais, etc. O público estimado é de 20 mil pessoas.

Saiba mais: www.semiaridoshow.com.br

Aline Bastos (MTB 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21-3622-9739

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiarsemiarido-showovos

Conteúdo relacionado