29/10/15 |   Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Ano Internacional dos Solos é destaque na Feira da Agricultura Familiar SemiáridoShow 2015

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria Sonia Lopes da Silva

Maria Sonia Lopes da Silva - A trincheira aberta, com um perfil de solo, chamou a atenção dos visitantes

A trincheira aberta, com um perfil de solo, chamou a atenção dos visitantes

A sexta edição da SemiáridoShow movimentou Petrolina (PE) entre 20 e 23 de outubro em uma área de 20 hectares da Embrapa Produtos e Mercado. A Feira, que acontece a cada dois anos, propiciou quatro dias de intensa troca de saberes e sabores entre agricultores, estudantes, técnicos, professores, pesquisadores e empreendedores.

Segundo seus organizadores, aproximadamente 25 mil pessoas de todo o Nordeste e Norte de Minas Gerais visitaram a feira, com grande parte chagando em caravanas de agricultores. Também foi expressiva a presença de estudantes, professores e técnicos de toda região do Semiárido do Nordeste brasileiro.

Como 2015 foi declarado pela ONU como o "Ano Internacional dos Solos", a Embrapa Solos UEP Recife, atendendo a uma demanda dos organizadores da feira, reforçou sua programação no uso e manejo adequado dos solos do Semiárido brasileiro, contando com a parceria da Embrapa Semiárido (Petrolina), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Embrapa Algodão (Campina Grande-PB) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE).

Na tenda da Embrapa foram expostos macromonolitos de solos do Semiárido brasileiro e sementes para recuperação/adução verde e cobertura do solo; foi feita distribuição de publicações sobre solo; realização de capacitações no visualizador de zoneamentos (ViZon); e exibição dos documentários sobre o zoneamento de Alagoas (ZAAL) e barragem subterrânea.

No Campo (vitrine tecnológica), a Embrapa Solos UEP Recife recebeu dois espaços para expor e discutir temas relacionados ao Solo. O primeiro foi destinado ao estudo de um perfil de solo, com uma trincheira aberta até a rocha para discussão e debate de suas características. O segundo espaço foi subdividido em quatro pontos, chamados de "Cantinhos do solo": 1 - Solos do Semiárido brasileiro (exposição de banners dos principais solos da região); 2 - Da pedologia (dedicado à exposição das ferramentas utilizadas na identificação e caracterização de solos no campo); 3 - Uso e manejo do solo (mostrou um experimento em copinhos sobre a importância do uso de inoculantes para melhoria da qualidade do solo) e; 4 - Proseando com a Embrapa (conversa rápida entre pesquisadores e o público, com 10 minutos de duração, sobre o solo, diariamente, pela manhã.

O espaço Perfil de Solo e os "Cantinhos Da Pedologia e Solos do Semiárido" foram visitados por diversas caravanas de estudantes de Institutos Federais e Universidades. Os professores aproveitaram o espaço para junto com os pesquisadores expositores darem aulas sobre as diversas classes de solos, suas características e aptidões.

O "Cantinho Proseando com a Embrapa" foi a novidade mais procurada, recebeu caravanas de agricultores, estudantes, técnicos e professores. No dia 21 o papo foi iniciado com o pesquisador Tony Jarbas Ferreira Cunha (Embrapa Semiárido), que abordou a formação e a importância do solo em nossas vidas; já no dia 22, foi a vez do pesquisador Manoel Batista de Oliveira Neto, da Embrapa Solos UEP Recife, prosear sobre uso e manejo adequado do solo; e no dia 23, a pesquisadora Maria Sonia Lopes da Silva, também da Embrapa Solos UEP Recife, conversou sobre como coletar amostras de solo para análise da fertilidade. Após as conversas, houve apresentação de povos indígenas e poesia, com a participação dos empregados da Embrapa e do público.

O minicurso sobre Governança e o uso do solo no Semiárido brasileiro foi outro destaque. Segundo o pesquisador Flávio Adriano Marques, da Embrapa Solos UEP Recife, o minicurso teve como objetivo "chamar a atenção dos participantes para a importância da preservação dos solos do Semiárido. Região que tem como uma de suas características as poucas chuvas mal distribuídas. Sendo assim, o solo é primordial para acumulação de água e para a produção, consequentemente para o sustento da agricultura familiar".

Como nas outras edições da feira foi realizada a oficina "Pintando com tintas do solo", para alunos do ensino fundamental de escolas rurais, visando a sensibilização das crianças para o conhecimento e importância dos diversos usos do solo. A oficina foi ministrada por Maria Sonia, Tony Jarbas e Lícia Mara Marinho da Silva (Embrapa Semiárido).

O Ano Internacional - Em dezembro de 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, a partir de resoluções propostas pela FAO, o dia 05 de dezembro como o "Dia Mundial dos Solos" e estabeleceu o ano de 2015 como o "Ano Internacional dos Solos". A FAO lançou site em seis idiomas (árabe, espanhol, francês, inglês, japonês e russo) para divulgação de todas as comemorações relativas ao tema.

A nomeação de 2015 como Ano Internacional dos Solos tem como objetivo chamar a atenção para a riqueza e a fragilidade desse recurso natural, além de mobilizar a sociedade para a importância de preservar e recuperar os solos, devido ao desmatamento ou ao uso agrícola inadequado. 

Como uma das instituições que está à frente das comemorações sobre o tema, a Embrapa lançou no seu Portal uma página especial, focada no Ano Internacional de Solos ( www.embrapa.br/ano-internacional-dos-solos). Nessa página estão disponibilizadas algumas das principais informações sobre solos geradas pela Empresa, por meio de vídeos, publicações, soluções tecnológicas, projetos de pesquisa, notícias, informações sobre eventos ligados à data e perguntas e respostas sobre solos. Também será possível acessar o mapa de solos e de aptidão agrícola de diversas regiões do país.

A SemiáridoShow 2015 - Considerada a maior feira voltada para a Agricultura Familiar do Nordeste brasileiro, a SemiáridoShow teve como tema "Territórios, água e agroecologia: bases para a vida no Semiárido". Contou com a exposição de um leque enorme de tecnologias (aproximadamente 100), sistemas de produção e de diálogos enriquecedores sobre políticas públicas de convivência com o Semiárido. Diversas instituições e entidades em níveis federal, estadual e municipal estiveram envolvidas no apoio à organização da feira.

Para o diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior, a SemiáridoShow 2015 foi muito mais do que uma feira tecnológica, se constituiu num grande fórum de discussão das políticas públicas e das alternativas para o apoio a produção de base familiar dessa região.

A SemiáridoShow 2015 contou, mais uma vez, com o espaço voltado para a divulgação e comercialização de produtos artesanais, a "Vila da Economia Solidária". Segundo o coordenador geral do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Cícero Félix dos Santos, a "Vila da Economia Solidária" teve como objetivo fortalecer as experiências econômicas e o cooperativismo dos agricultores familiares e suas organizações, com apresentações culturais e troca de experiências.

Dois seminários importante, o primeiro sobre Agrobiodiversidade do Nordeste – Estratégias de apoio às ações locais e às políticas públicas junto à agricultura familiar e o outro sobre Uso e gestão da água: crise hídrica e políticas públicas voltadas para a água, mereceram destaque nessa sexta edição da feira por proporcionarem a discussão de ações concretas voltadas para o meio rural do Semiárido brasileiro.

"A feira em 2015 impulsionou a articulação institucional entre o setor público e a sociedade civil que juntos estão contribuindo com estratégias de convivência, levando-se em conta os aspectos climáticos, sociais e culturais do Semiárido", afirmou o Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva.

 A Semiárido Show 2015 foi realizada pela Embrapa Semiárido em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Links relacionados:

http://www.semiaridoshow.com.br/

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2014/12/mapa-lanca-oficialmente-o-ano-internacional-dos-solos

http://www.sbcs.org.br/?post_type=noticia_geral&p=3810

https://www.embrapa.br/ano-internacional-dos-solos/solos-e-vida

http://nacoesunidas.org/video-2015-ano-internacional-dos-solos/

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aisolossemiaridoshow

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Metodologia: Procedimento informatizado
Produto: Ativo cartográfico