17/05/22 |   Produção animal  Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Moringa oleifera é tema de palestra em feira de Caprinos na Paraíba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal

Arquivo pessoal - Pesquisador palestrou para produtores da região Paraibana

Pesquisador palestrou para produtores da região Paraibana

O pesquisador da Embrapa Pantanal, Frederico Olivieri Lisita, ministrou uma palestra sobre Moringa oleifera durante a 1ª Caprifeira, ocorrida no início de maio no município de Barra de Santa Rosa, localizado na Paraíba.

Com o tema “O uso da moringa na nutrição de ruminantes”, durante sua apresentação Lisita destacou tópicos como as possibilidades de uso da planta, seus sistemas de cultivo e as alternativas para sua inclusão nos sistemas de alimentação animal. Segundo a organização do evento, a palestra teve como principal objetivo dar maior visibilidade à cadeia produtiva da caprinocultura.

O pesquisador explica que a planta, originária da Índia, se adaptou muito bem a diversas regiões do país, inclusive em locais ondem ocorrem longos períodos de estiagem, que é o caso do semiárido nordestino.  “Com altos teores de proteína nas folhas ela é uma ótima alternativa para alimentação de animais, incluindo os caprinos. Ela pode ser fornecida em natura ou em forma de feno ou misturada a ração: a gente colhe talos finos e folhas, tritura e deixa secar ao sol para incluir na ração. Ela vai substituir, em parte, o farelo de soja por ser uma forrageira proteica. Esta é uma alternativa interessante para locais onde ocorre períodos de estiagem: pode-se fazer o feno no período em que ocorrem as chuvas em que existe abundância de folhas na planta, armazenar e fornecer para os animais nos períodos de pouca oferta de alimentos, por conta da seca", afirma.

Frederico ressalta as qualidades da moringa, cuja proteína se assemelha muito à de origem animal. "Ela é considerada um alimento de alto valor muito rico em ferro e cálcio também. Temos diversas literaturas da utilização desta planta para alimentação de caprinos, sem interferir no sabor da carne nem do leite. Inclusive há registros de um aumento de macieiz na carne destes animais", detalhou o pesquisador.

A 1ª Caprifeira é uma realização da Prefeitura de Barra de Santa Rosa, e contou com o apoio apoio do Sebrae da Paraíba. Em sua primeira edição, a feira de negócios a contou com exposição e comercialização de animais, concurso leiteiro e premiações, além de uma feira de artesanato e de produtos da agricultura familiar.

 

Raquel Brunelli D´avila (DRT/MS 113)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: 67 32345955

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/