23/08/22 |   Transferência de Tecnologia  Manejo Integrado de Pragas

Atividades do Laboratório de Quarentena da Embrapa Meio Ambiente serão mostradas no XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eliana Lima.

Eliana Lima. - Abóbora com ataque de cochonilhas.

Abóbora com ataque de cochonilhas.

A pesquisadora Simone Prado da Embrapa Meio Ambiente será a moderadora na mesa-redonda "Controle Biológico de Pragas Exóticas no País”, no XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia, de 30 de agosto a 02 de setembro em Fortaleza, CE, abordando o histórico e papel do Laboratório de Quarentena "Costa Lima" na introdução de insetos e microrganismos exóticos.

A mesa terá a participação do prof. Pedro Guilherme Lemes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falando sobre as principais rotas e prevenção da entrada de organismos exóticos, a pesquisadora Beatriz Jordão Paranhos da Embrapa Semiárido, que apresentará o tema "A joaninha australiana: fácil criação e alta eficiência", e a pesquisadora Cristiane Ramos de Jesus da Embrapa Amapá, que tratará do tema sobre "controle biológico da mosca-da-carambola: potencial de uso do parasitoide Fopius arisanus".

O tema desse ano é "Biodiversidade - conhecer, conservar e utilizar". O evento busca proporcionar a convivência, discussão, inovação, colaboração e troca de experiências entre os agentes científicos, da indústria, da sociedade brasileira, América Latina e também de diversas outras partes do mundo. Para isso, terá a Arena do produtor e consultor, o Espaço Origem e o Planeta Inseto.

A programação científica será composta por palestras, simpósios, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos nas formas oral e pôster. Haverá também uma programação voltada aos estudantes, preparando-os para uma carreira na área entomológica, além do concurso de estudantes, que premiará os melhores trabalhos apresentados por eles no evento.

Eventos paralelos

Planeta Inseto - único jardim zoológico de insetos do Brasil e América Latina autorizado pelo Ibama e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, mantido pelo Museu do Instituto Biológico. Mostra a importância desses organismos e de seu universo particular, como as colmeias em plena atividade, com suas abelhas produzindo mel, lagartas tecendo o fio da seda, formigas trabalhando em um sistema social organizado e cupins reciclando material orgânico, tudo apresentado de forma dinâmica, com painéis interativos, microscópios, mídia digital, jogos e outras curiosidades.

Arena do produtor - serão apresentados cases de sucesso das empresas públicas e privadas, envolvendo diversas linhas em transferência e difusão de tecnologias, com soluções para as demandas entomológicas, no pavilhão dos estandes.

Entomostart - mostra de tecnologias inovadoras com foco na área da entomologia, tem como objetivo aproximar startups, aceleradoras e investidores em geral, bem como apresentar inovações mais recentes. Ocorrerá em formato híbrido, em 02 de setembro, das 14 às 17h.

Entomoquiz - competição de perguntas e respostas sobre o tema entomologia, disputada entre equipes de estudantes de Pós-graduação da área agrícola ou biológica. O objetivo é estimular a integração entre os participantes do Congresso e os conhecimentos em Entomologia.

Mais informações no site do evento.

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiaeventoentomologia