13/12/22 |

Embrapa Semiárido tem representante em Conselho para proteção da Ararinha Azul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Semiárido está representada no Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) e da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ararinha Azul por meio da pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kiill, que foi empossada, no dia 30 de novembro de 2022. O período para exercício dessa função é de dois anos.

A APA e a REVIS foram criadas em 2018, em uma área de 120 mil hectares nos municípios de Curaçá e Juazeiro, na Bahia, visando a reintrodução da ararinha-azul na natureza. Ela foi considerada extinta da natureza desde o ano 2000, e é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo.

O Conselho Consultivo foi criado por meio da portaria ICMBIO nº. 716, de 1º. de setembro de 2022, e está dividido em seis eixos: Órgãos públicos ambientais, Órgãos públicos afins, Usuários do território, Organizações da sociedade civil, Fóruns e coletivos, Ensino, pesquisa e extensão. A Embrapa Semiárido faz parte do comitê como suplente do eixo VI – Ensino, pesquisa e extensão, tendo como titular a Universidade do Estado de Pernambuco – UPE.

Na primeira reunião, além da apresentação e posse dos membros, também foi deliberado sobre a elaboração do Plano de Atividades do Conselho. Na oportunidade, foram estabelecidas ações como capacitação voltada ao Plano de Criação de Câmara Temática, desenvolvimento das etapas do Plano de Manejo, aprovação do Plano de Manejo, rodas de conversa, cursos, oficinas reuniões de associações, reuniões do conselho e criação de Câmara técnica.

Representações em outros comitês

A Embrapa Semiárido também participa, por meio de seus representantes, de diversos comitês e colegiados. A pesquisadora Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, Chefe-Geral da Unidade, tem assento na Câmara de Fruticultura da Confederação Nacional de Agricultura, na Câmara de Assessoramento da Área de Ciências Agrárias da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e no Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).

A Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos tem como representantes da Embrapa Semiárido os pesquisadores Tadeu Vinhas Voltolini e Daniel Maia Nogueira. No Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), a representante é a pesquisadora Ana Valéria Vieira de Souza, que também participa do Comitê Gestor Externo do Polo Juá Caatinga da Rota da Biodiversidade (Ministério do Desenvolvimento Regional), juntamente com o pesquisador Diogo Denardi Porto.

O analista Mizael Félix da Silva Neto participa do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). A pesquisadora Rita Mércia Estigarribia Borges Faustino, que é Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Semiárido, é membro do Conselho Consultivo Comunitário da Bayer. Já a analista Lícia Mara Marinho da Silva representa a empresa no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRS), da Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA, e no Conselho Municipal de Turismo de Petrolina (COMTUR).

Fernanda Birolo (MtB 81/AC)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/