20/03/23 |   ILPF

Caravana ILPF chega esta semana aos estados de Minas Gerais e Goiás

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Pesquisadora Giovana Maciel durante apresentação na fazenda experimental

Pesquisadora Giovana Maciel durante apresentação na fazenda experimental

Começou nesta segunda-feira (20), nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, a primeira Caravana ILPF de 2023. A expedição técnica e científica será realizada durante toda esta semana e cumprirá programação também nas cidades goianas de Inaciolândia, Morrinhos, Ipameri e em Goiânia. O objetivo é difundir os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e avançar em novas áreas de integração no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais nas diversas regiões produtoras do país. Outras três etapas da Caravana estão previstas para 2023.

A primeira atividade desta etapa da Caravana foi uma visita técnica na manhã desta segunda à fazenda experimental da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). No local, a Embrapa Cerrados possui uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) com sistemas de ILP e ILPF (com espécies florestais exóticas e eucalipto) e uma vitrine de espécies forrageiras. A pesquisadora Giovana Maciel, da Embrapa Cerrados, apresentou alguns resultados que vem sendo obtidos no local desde 2012, quando a área foi implantada. Na parte da tarde a programação prosseguiu em Uberlândia, no auditório do campus da fazenda Sobradinho do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (veja programação abaixo do restante da semana).

A Caravana ILPF é uma realização da Associação Rede ILPF e suas empresas associadas (Embrapa, Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e Suzano). A Rede tem como objetivo acelerar a adoção desses sistemas integrados como parte de um esforço visando à intensificação sustentável da agricultura brasileira. Atualmente, a Rede ILPF apoia 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP) distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.

A Caravana é composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos da Rede ILPF e associadas e está percorrendo diversos estados brasileiros com várias ações, como: dias de campo, palestras, oficinas de diagnóstico e adotabilidade, visitas institucionais e técnicas a produtores rurais, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e diversos segmentos do agronegócio. O público da Caravana ILPF, cuja programação é tanto aberta quanto restrita a convidados, é composto por produtores rurais, empresários, representantes de entidades do setor agrícola e de instituições de ensino, técnicos, além de pesquisadores e estudantes.

 

ILPF no Brasil

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos. A implementação dos sistemas ILPF variam de acordo com as características de cada região. Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas.

 

Acompanhe abaixo a programação aberta desta etapa da Caravana:

20 a 24 de março
Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Inaciolândia (GO), Morrinhos (GO), Ipameri (GO) Goiânia (GO).

Em Ipameri a Caravana ILPF participa, na quarta-feira (23), das atividades do dia de Campo da Fazenda modelo em ILPF, Santa Brígida.

Programação aberta:

UBERLÂNDIA (MG) │Painel de Debates -
Abertura 20/03 às 14h
Tema: ILPF no Triângulo Mineiro
Local: IFTM campus Faz. Sobradinho (auditório) - s/nº, Zona Rural, Uberlândia, MG

MORRINHOS (GO) │ Palestra Técnica
22/03/23 às 13:30h
Tema 1: Por que utilizar o sistema integrado de produção agropecuária em sua propriedade?
Tema 2: ILPF na recuperação de pastagens degradadas
Tema 3: Sequestro de C em sistemas de ILPF
Local: IFGoiano (auditório), BR-153, km 633, Zona Rural, Morrinhos – GO.

IPAMERI (GO) | Dia de Campo SANTA BRÍGIDA
23/03 – 8h às 13h
Local: Fazenda Santa Brígida

GOIÂNIA (GO) | Palestra Técnica
Adoção da ILPF: viabilidade da agropecuária de baixa emissão de carbono
24/04- 8h
Painel de debates – Encerramento
Local: auditório SENAR/GO

Link de pré- inscrição: https://forms.gle/Ak2mQrqhAp4hb2hr8

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados - com informações da assessoria da Associação Rede ILPF

Contatos para a imprensa

Telefone: 6133889945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

evento