21/03/23 |

Os recentes avanços da pesquisa em agricultura tropical estão na Dinapec 23

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - A feira reúne as recentes soluções tecnológicas da ciência voltada para a agricultura brasileira, trazidas pela Embrapa, Governo do Estado de MS e Sistema Famasul, realizadores da feira, e diversos parceiros da iniciativa pública e privada.

A feira reúne as recentes soluções tecnológicas da ciência voltada para a agricultura brasileira, trazidas pela Embrapa, Governo do Estado de MS e Sistema Famasul, realizadores da feira, e diversos parceiros da iniciativa pública e privada.

Campo Grande, a capital sul-mato-grossense, recebe a 15a edição da Dinâmica Agropecuária - Dinapec na vitrine tecnológica da Embrapa, a partir de amanhã (22). O evento reúne as mais recentes soluções tecnológicas da ciência voltada para a agricultura brasileira, trazidas pela Embrapa, Governo do Estado de MS e Sistema Famasul, realizadores da feira, e diversos parceiros da iniciativa pública e privada. 

Os participantes já se deparam no primeiro dia à tarde, quarta-feira, com atualizações sobre a carne nossa de cada dia. O painel de abertura abordará os desafios da produção de carne sustentável, a carne baixo carbono, as ferramentas para para saúde e bem-estar animal e a conquista de Mato Grosso do Sul com status sanitário livre de aftosa sem vacinação. 

Daniel Ingold, diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal de MS (IAGRO), conta que trará reflexões quanto ao impacto e efeitos no mercado com o status e as responsabilidades que Governo, instituições e produtores rurais têm nesse processo. A IAGRO tem atuado pelo Estado em ações de conscientização junto aos pecuaristas e técnicos, aos moldes da Dinapec, e ao lado de outros órgãos de referência, prepara o Estado para esse novo passo. 

Na quinta-feira (23), o painel da manhã levará especialistas em áreas da forragicultura tropical a conversar sobre formação da pastagem (do solo ao primeiro pastejo), problemas na formação da mesma e Programa ProSolo dentro da temática “Um olho no gado e outro no pasto”. “Apontarei os pontos mais relevantes a serem considerados para manejo do pasto após o primeiro pastejo. Dentre eles: a necessidade de conhecer o potencial produtivo do pasto, o ajuste de lotação e a maximização da colheita do pasto para obter a máxima eficiência produtiva”, detalha a pesquisadora em forragicultura e pastagens da Embrapa, Denise Montagner.

Encerrando o ciclo de painéis, a precocidade e a produtividade na pecuária de corte são focos dos palestrantes na tarde do dia 23. Especialista em biotecnologia e reprodução, Eriklis Nogueira (Embrapa Pantanal) falará sobre os mitos e as realidades da prenhez aos 14 meses. Questionamentos como índices de prenhez, tamanho de bezerros - filhos de primíparas precoces e reconcepção de fêmeas estarão no bate-papo do médico-veterinário. 

No mesmo debate, a escolha de animais melhorados na precocidade, os protocolos nutricionais e as vantagens e os resultados do Programa Precoce MS serão também abordados. Os assuntos são estratégias de uma plataforma de precocidade em desenvolvimento na instituição.

As palestras duram, no máximo, 15 minutos, e são quatro painelistas dividindo cada mesa-redonda, que serve para estimular o interesse dos visitantes em aprofundar-se nos assuntos em busca das tecnologias relacionadas e que estarão à mostra no evento. 

 

Solenidade de abertura

Com a presença confirmada do governador Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, outras autoridades estarão presentes para a solenidade de abertura no dia 22 pela manhã, como: Celso Martins, superintendente federal da Agricultura no MS; Márcio de Araújo, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia de MS (Fundect); Vânia Mello, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS); Guilherme Bumlai, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul); Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro); Ademar Zanatta, secretário municipal de Agricultura Familiar de Dourados (MS); André Piesanti, diretor-executivo da Fundação Chapadão e o deputado federal Geraldo Resende.

Na ocasião, o novo Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) - bovinos de corte será lançado e está todo repaginado. A pesquisadora em economia rural, Mariana Aragão apresentará a versão atual que é mais simplificada e tecnológica que a anterior. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, por sua vez, elucidará o programa MS Estado Carbono Neutro, que pretende gerar uma base metodológica para uma economia de baixo carbono no Estado, a fim de atingir os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas (PROCLIMA).

Localização da feira

A dinâmica para esta edição mudou e privilegiou a interação e a exposição de um maior número de soluções. A presença de patrocinadores e apoiadores, com espaços específicos, também é outra inovação este ano. Para ajudar na localização, está disponível um mapa da Dinapec, de fácil acesso e on-line, com cada espaço e tendas e respectivos responsáveis e programação. 

Sobre a Dinapec 23

A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio das seguintes instituições: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Associação de Criadores de MS (Acrissul), Águas Guariroba, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS), Coimma, Geneplus Consultoria Ltda., Fundação MS, Fundação Chapadão, Prefeitura Municipal de Campo Grande (Sidagro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unimed e Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA/Canal do Boi).

O patrocínio é da NT@gro, Timac Agro, Marfrig Global Foods, ABPO Pantanal Sustentável, Adames Nutrição Animal, Ihara, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), Adisseo, Beckhauser Manejo Racional, Servsal, Belgo Bekaert Arames Ltda., Aprossul, Semente Legal, Fort Atacadista, Sicredi, Biosul e Unipasto, com realização da Embrapa, Sistema Famasul, Senar-MS e Governo do Estado.

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/