05/05/23 |   Agricultura familiar  Produção animal  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Convivência com a Seca

Missão técnica conhece experiências do Projeto Dom Hélder Câmara na Paraíba e Alagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ana Clara Cavalcante

Ana Clara Cavalcante - Produtora rural Telma da Silva, de Cabaceiras (PB), recebe visita da comitiva e exemplares de cartilhas do PDHC

Produtora rural Telma da Silva, de Cabaceiras (PB), recebe visita da comitiva e exemplares de cartilhas do PDHC

Uma missão técnica do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) esteve nesta semana, de 2 a 6 de maio, nos estados da Paraíba e Alagoas para acompanhar ações do Projeto Dom Hélder Câmara, voltado para desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro. As duas equipes envolvidas na missão conheceram experiências de produtores rurais beneficiados por projetos da Embrapa, em caravanas que contaram também com representantes do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

Na Paraíba, a missão acompanhou as apresentações de resultados da Embrapa Caprinos e Ovinos no âmbito do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) e visitou propriedades rurais e laticínios nos municípios de Cabaceiras, Coxixola e Sumé, todos na região do Cariri Paraibano. Nesses municípios, conheceram produtores que adotam soluções tecnológicas da Embrapa voltadas para a produção de leite de cabra e derivados, com destaque para a segurança alimentar dos rebanhos, qualidade do leite, desenvolvimento de novos produtos e produção em sistema agroflorestal. 

Em Cabaceiras, a missão esteve no laticínio da Cooperativa da Capribovinocultores do Município de Cabaceiras e Região (Capribov), que recebeu capacitações da Embrapa para aperfeiçoar a qualidade e segurança dos produtos. A comitiva também visitou experiências de produção acompanhadas pelo INSA e pela Empaer na região.

“Conseguimos ver exemplos concretos da melhoria da condição de vida dessas famílias. Ficamos muito entusiasmados em manter e reforçar essa parceria para esse trabalho tão importante com as atividades de produção de caprinos e ovinos”, destacou Hardi Vieira, oficial de programas do FIDA no Brasil.

Na avaliação de Olivo Dambros, diretor de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA, as experiências vistas nos municípios trazem boas perspectivas para fixar as famílias no meio rural no Semiárido brasileiro. “Essas atividades da caprinocultura, com participação da Embrapa e outras organizações, são muito relevantes para melhorar a possibilidade dessas pessoas continuarem vivendo no campo. Ficamos contentes em ver várias experiências positivas”, afirmou ele.

Para Ana Clara Cavalcante, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, o contato com a realidade de produtores rurais e cooperativas beneficiados pelo Projeto Dom Hélder Câmara traz a possibilidade de saber o quanto se avançou e os novos desafios para o futuro. “Podemos refletir melhor os próximos passos para fortalecer essas parcerias e promover o desenvolvimento do Semiárido a partir da caprinocultura e ovinocultura”, considerou a pesquisadora. 

De acordo com ela, ficaram evidentes bons resultados nas propriedades em termos de melhoria da qualidade da ordenha e do leite caprinos, além da disponibilização de alimentos aos rebanhos, por meio da estratégia do cardápio forrageiro. Os produtores também receberam exemplares de cartilhas com recomendações técnicas para a produção, material desenvolvido pela equipe da Embrapa envolvida no PDHC.

As cartilhas estão disponíveis para livre download no link: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/publicacoes/cartilhas. Também no âmbito do projeto, foram desenvolvidos vídeos com orientações sobre manejos e processos agropecuários. A playlist pode ser acessada no canal da Embrapa no YouTube, clicando aqui.

Experiências em Alagoas

A missão técnica do FIDA e MDA acompanhou, no período de 2 a 6 de maio, a execução das atividades de campo do PDHC no estado de Alagoas. A visita abrangeu os municípios de Coqueiro Seco, Igaci, Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Olho D'Água do Casado e Piranhas.

A visita teve início com uma reunião no dia 2 de maio na Embrapa Alimentos e Territórios com os representantes do MDA Josilene Magalhães, Cláudia Yoná Costa e Pedro Bavaresco e do Fida Mena Grossmann e Alexandra Teixeira. O objetivo da reunião foi, principalmente, acompanhar as atividades do projeto “Segurança alimentar e nutricional, e geração de renda para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais do Semiárido brasileiro”, liderado pela Unidade, que conta com recursos do PDHC.

No dia seguinte, a missão seguiu para o município de Coqueiro Seco, onde se reuniu novamente com participantes do projeto Boleiras das Alagoas, cujo objetivo é promover o ofício e a autonomia econômica sustentável das boleiras, que se destacam pelo saber-fazer tradicional, uma herança da cultura e das tradições dos povos formadores do Brasil. Em junho de 2022 os representantes do Fida fizeram a primeira visita à experiência das boleiras

De Coqueiro Seco, o grupo seguiu para o município de Igaci, onde houve um encontro no Centro de Formação Irmã Dorothy. Na sequência, a equipe esteve em Jacaré dos Homens, Santana do Ipanema e São José da Tapera, onde visitaram, acompanhados por uma equipe da Emater/AL, a comunidade quilombola Caboclo. O destino seguinte foi o município de Olho D’Água do Casado, onde os representantes do MDA e do FIDA visitaram a sede da Associação Pegadas da Caatinga e um sítio arqueológico em Olho D'Água do Casado, famoso pela presença de pinturas rupestres

A próxima parada foi no município de Piranhas, para visitar a produção de ovinos nos sítios Poço Doce II e Alencar. No período da tarde, o grupo visitou unidades beneficiadas com as atividades da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) com a palma forrageira. 

Na sexta-feira, dia 5 de maio, a missão participou da abertura do seminário “Vivência para Alimentação Escolar no Semiárido Alagoano”, realizado pela Embrapa Alimentos e Territórios em parceria com o Sebrae Alagoas. A atividade envolveu a capacitação de merendeiras de três municípios alagoanos - Piranhas, Delmiro Gouveia e Canindé.

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Irene Santana (MTb 11.354/DF)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

caprinosovinosseguranca-alimentareventopdhc