12/05/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa celebra 50 anos com tecnologias sustentáveis na Rondônia Rural Show

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rhuan Amorim

Rhuan Amorim -

Em meio a uma agenda de comemorações do aniversário de 50 anos, a Embrapa participa da 10ª edição da Rondônia Rural Show com diversas soluções tecnológicas sustentáveis. O evento, considerado o principal do setor agropecuário do estado, será realizado de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, RO. 

Durante a feira, uma equipe de profissionais das Unidades da Embrapa RondôniaAcre, Gado de Leite, Pesca e AquiculturaSoja estará no estande e na vitrine de tecnologias, à disposição do público visitante, para prestar informações sobre novas cultivares, produtos, aplicativos, publicações, técnicas e práticas de manejo, entre outras soluções tecnológicas com foco na sustentabilidade da agricultura. 

Lúcia Wadt, chefe-geral da Embrapa Rondônia, destaca que o estado apresenta uma economia robusta com uma base econômica competitiva e de franco crescimento, mas também com demandas emergentes de tecnologias sustentáveis e a Embrapa tem muito a contribuir. “Apresentaremos ao público visitante na feira e também on line várias tecnologias desenvolvidas pela Embrapa com o objetivo de divulgar nossos trabalhos e oferecer a rede de pesquisa e inovação da Embrapa para produtores, órgãos de governo e empresas privadas”, acrescenta.

Workshop 

Na terça-feira (23), das 8h às 12h, será realizado o workshop Tecnologias Sustentáveis da Embrapa, no auditório principal da Feira. O evento, aberto ao público, conta com a participação de pesquisadores e analistas de diversas Unidades da Embrapa e representantes do setor cafeeiro. Os temas das palestras irão contemplar inovações da Embrapa na agricultura, visão global do mercado de café e mapeamento de cafezais em Rondônia.

Tecnologias em destaque 

Jardim Clonal Vertical: técnica de indução de brotos em cafeeiro para produção de mudas clonais que explora o caule das plantas no sentido vertical. Apresenta como vantagem para os viveiristas a facilidade de manejo e tratos culturais, além de melhor ergonomia.

Robustas amazônicos: publicação recém lançada, que traz o primeiro levantamento sobre os clones de cafeeiros cultivados em Rondônia e apresenta a história dos Robustas Amazônicos, com relação à origem e ao processo de expansão de cultivo na Amazônia e em outras regiões.

Piscicultura: no espaço da Feira Peixes de Rondônia, o público vai mergulhar, por meio de realidade virtual, em um tanque de piscicultura e conhecer aspectos da vida nesse ambiente. Outra novidade para os piscicultores é a realização de testes de sexagem molecular para identificação individual do sexo dos peixes pirarucu e tambaqui, por meio de análise rápida do DNA.

Vitrine Tecnológica da Embrapa

Mais de 60 cultivares de plantas estarão presentes na Vitrine Tecnológica da Embrapa, entre soja, arroz, feijão, feijão-caupi, gergelim, mungo, milho, sorgo, café, banana, açaí e mandioca, além de cultivares de plantas forrageiras. As tecnologias em destaque são:

Cultivar de soja convencional - BRS MG 534: lançada este ano, apresenta  alta produtividade, estabilidade de produção e  agrega a tecnologia Shield, com genes resistentes à ferrugem-asiática.

Cultivar de mandioca de mesa de polpa amarela - BRS 1668: possui ciclo curto, cozimento rápido e sabor diferenciado. Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. Será  a primeira cultivar de mandioca da Embrapa Rondônia.

Também integram a vitrine, cultivares lançadas recentemente, como o arroz BRS A502, o amendoim forrageiro BRS Oquira, a braquiária BRS Integra, entre outras. 

Agricultura 4.0

Os visitantes também irão conhecer aplicativos de acesso gratuito, desenvolvidos pela Embrapa que permitem auxiliar na gestão da propriedade e otimizar a produção agrícola. Por meio da geração de dados, facilitam a tomada de decisão na propriedade rural e aumentam a eficiência produtiva.

Arbopasto: auxilia o produtor na tomada de decisão de qual espécie escolher para a arborização da pastagem.

 +Leite: realiza o diagnóstico produtivo da fazenda leiteira de forma rápida, simples e intuitiva.

Roda da Reprodução: é uma ferramenta do Programa Balde Cheio que auxilia no gerenciamento do rebanho leiteiro.

Zarc - Plantio Certo: auxilia produtores e agentes da cadeia do agronegócio, por meio de informações sobre o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O usuário recebe a indicação das diferentes taxas de riscos (20%, 30% e 40%) de perdas por eventos meteorológicos adversos, atrelados às suas respectivas épocas de plantio, abrangendo 43 culturas e todos os municípios do território nacional.

App TecAmazônia: apresenta soluções tecnológicas sustentáveis da Embrapa para a produção agropecuária no bioma Amazônia. São cultivares, práticas agropecuárias, processos agroindustriais, metodologias, entre outros tipos.

PastoCerto: aplicativo com catálogo das cultivares de forrageiras tropicais encontradas no Brasil. Compara forrageiras a partir de categorias de interesse, auxiliando o pecuarista a encontrar forrageiras para as condições de sua propriedade. 

Outras tecnologias agropecuárias

A Embrapa, em parceria com a iniciativa privada, tem disponibilizado no mercado diversos produtos à base de microrganismos promotores de crescimento e solubilizadores de nutrientes. Vale destacar o inoculante multifuncional para pastagens com braquiárias, composto de bactérias de Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens. A tecnologia aumenta a produção de forragem, em média 22%, e melhora a qualidade da pastagem. 

Já o  Biomaphos, primeiro inoculante nacional para a solubilização de fósforo, contém cepas das bactérias Bacillus subtilis e Bacillus megaterium que proporcionam uma maior absorção de fósforo pelas raízes. Estima-se que o uso do produto no País já promoveu uma economia  de mais de R$ 100 milhões por safra.

Com foco na pecuária de leite e corte, a Embrapa apresenta os dispositivos  Vetscore®  e  SAGABov. O primeiro avalia a condição corporal do rebanho, o  segundo,  o grau de acabamento de carcaça e bovinos para abate.

A publicação Pecuária Leiteira na Amazônia também traz informações que auxiliam o produtor de leite a tomar decisões mais acertadas em sua propriedade, além de  contribuir com o  fortalecimento da atividade na Amazônia e a garantia da competitividade diante das demais regiões produtoras. O livro é recomendado para agentes financeiros, estudantes, técnicos extensionistas, entre outros públicos.

Também estarão disponíveis, práticas e soluções tecnológicas que aumentam de forma sustentável  a produtividade dos sistemas produtivos, como desperfilhador de bananeira por roto compressão,  método prático para produção de mudas de castanha; armadilhas para controle e monitoramento de insetos-pragas agrícolas; alternativas de controle de doenças de plantas; orientações e boas práticas para higiene na ordenha, entre outras.

Capacitação on-line

No quesito educação à distância, os visitantes poderão acessar  o e-Campo, a  vitrine de capacitações on-line da Embrapa. Essa plataforma digital oferece  mais de 100 cursos on-line com linguagem didática e fácil entendimento. O e-Campo é uma excelente oportunidade para quem deseja ampliar seus conhecimentos. 

Serviço

Embrapa na 10ª Rondônia Rural Show

Data: 22 a 27 de maio de 2023

Horário: 8h às 18h

Local: Centro Tecnológico Vandeci Rack, Rodovia BR-364, km 333, Ji-Paraná, RO

Entrada: gratuita

Site da feira: http://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

 

Mauricília Silva (MTb 429/AC)
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (69)3219-5011

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/