12/05/23 |

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário sobre baunilhas no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube

 

         

       Produtores, pesquisadores, profissionais da extensão rural e acadêmicos interessados em debater estratégias para a conservação de uma das plantas mais valorizadas nos setores da gastronomia e de fármacos, a baunilha, têm uma excelente oportunidade para conhecer e colocar em prática ações voltadas para a conservação da Vanilla: o 2º Seminário sobre baunilhas no Brasil, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada em Brasília-DF.               

         Uma das ações do projeto Baunilhas no Brasil, liderado pelo pesquisador Roberto Vieira, o seminário ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio de 2023. “Nessa edição o foco é para assuntos mais técnicos, como a parte de pragas e doenças, o banco de germoplasma, aspectos sensoriais e químicos das baunilhas. Além disso, contará a participação de palestrantes de fora da Embrapa e de o Brasil, entre eles Paula Bremel (pesquisadora do International Consultant for the Global Crop Diversity, Alemanha); Michael Grisoni (Cirad/França); Araceli Pérez-Silva (Instituto  Tecnológico de Tuxtepec, Oaxaca/ México)”, diz Roberto Vieira. 

       O 2º Seminário sobre baunilhas no Brasil é gratuito e ocorrerá por meio digital, no  Canal da Embrapa no YouTube. Os interessados em participar do evento e obter certificado devem fazer a inscrição até o dia 19 de maio. Confira serviço, no final da matéria, os links para fazer a inscrição e também a programação do evento.

       A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia criou e mantém o banco degermoplasma de baunilhas do Brasil, que reúne mais de 70 acessos (amostras) de orquídeas do gênero Vanilla. Esse material genético deu origem ao primeiro banco de germoplasma baunilhas do Brasil e está depositado no Banco Genético da Embrapa, sendo seus acessos os únicos do mundo em volume significativo de espécies da América do Sul. 

       Segundo Roberto Vieira, a coleção já permite benefícios importantes, entre eles o de apoiar o melhoramento genético ao fornecer genes de interesse agronômico; subsidiar a domesticação da baunilha no Brasil, cuja produção ainda é extrativista; e até auxiliar na preservação de suas espécies.

  Foto: Thaissa Aragão

 

SERVIÇO

Faça aqui sua inscrição até o dia 23/5/2023

Programação sobre o 2º Seminário sobre baunilhas no Brasil

   Encontre mais notícias sobre baunilhas aqui

   Podcast Café com Ciência : Brasil ganha o primeiro banco de germoplasma de baunilhas

 

Deva Heberlê (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 99674-3837

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/