16/05/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Resultados do Zoneamento Econômico Ecológico do Amapá são apresentados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Dulcivânia Freitas

Dulcivânia Freitas - Equipes técnicas do ZEE do Amapá apresentam os dados do diagnóstico durante esta semana, em Macapá (AP)

Equipes técnicas do ZEE do Amapá apresentam os dados do diagnóstico durante esta semana, em Macapá (AP)

Etapa de diagnóstico foi finalizada com dados dos eixos físico-biótico, socioeconômico e jurídico.

A etapa final de diagnóstico, do Projeto Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amapá (ZEE-AP), é realizada no período de 15 a 19 de maio, em Macapá, incluindo uma capacitação técnica do consultor Jurandyr Ross, destinada aos integrantes do projeto. A abertura foi realizada na manhã da segunda-feira, 15/5, no auditório do Museu Sacaca. Nos demais dias, as atividades ocorrem no auditório da Embrapa Amapá, nos períodos da manhã e tarde.       

A programação desta terça-feira, 16/5, iniciou com os temas relacionados ao eixo físico-biótico do ZEE do Amapá. O pesquisador Marcelo Carin, do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), apresentou dados relacionados ao diagnóstico do tema vegetação; em seguida o pesquisador Admilson Moreira Torres, da mesma instituição, fez a explanação dos temas geologia e geomorfologia, que ficaram sob sua responsabilidade no escopo do ZEE. As informações referentes a solos e aptidão agrícola foram apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Amapá, Nagib Melém.

Ainda na terça-feira, a programação da manhã foi encerrada com a exposição do pesquisador Flávio Souto, do IEPA, sobre os dados do diagnóstico do tema geologia. As apresentações foram seguidas de debates entre os palestrantes e público presente, composto de técnicos de instituições estaduais e federais. Participaram por videoconferência, os pesquisadores Rogério Resende Martins Ferreira e Hilton Luís Ferraz da Silveira, da Embrapa Territorial (Campinas, SP), e o pesquisador Raimundo Cosme de Oliveira Junior, do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Embrapa no Médio Amazonas (Santarém,PA).     

 

ZEE – Instrumento previsto na Política Nacional de Meio Ambiente

A elaboração dos diagnósticos temáticos é a segunda etapa do Zoneamento, um instrumento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente e com fundamentos na Constituição Federal, com o objetivo de ordenar oficialmente o território do Amapá, contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A coordenação geral do ZEE do Amapá é do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), sendo responsáveis os pesquisadores Allan Kardec Ribeiro Galardo e Aristóteles Viana Fernandes. A coordenação executiva é composta por especialistas do IEPA, Embrapa, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).          

Os estudos e debates vão gerar um Zoneamento em escala de 1:250.000 (1 para 250 mil), o que significa magnitude de visão dos dados e mapas, e segue as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente para zoneamentos estaduais. A legislação nacional determina a necessidade do ZEE nessa escala como instrumento de orientação para a formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento, ordenamento territorial e meio ambiente, assim como para as tomadas de decisões de investimentos dos agentes privados. As etapas do ZEE são planejamento, diagnóstico e implementação.

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/