19/05/23 |   Mudanças climáticas

Recomendações técnicas para o outono e inverno na Serra Gaúcha estão na nova edição do Boletim Agrometeorológico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Segundo a pesquisadora Amanda Heemann Junges, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), “a maioria dos modelos de previsão climática indica 70% de probabilidade do trimestre abril-maio-junho permanecer sob condição de neutralidade, evoluindo para ocorrência de El Niño em junho-julho-agosto”. Para região da Serra Gaúcha são esperadas chuvas ligeiramente acima da média em maio e na média em junho, e, no caso das temperaturas, na média em maio e ligeiramente acima da média em junho. 

A partir dessas condições meteorológicas, o pesquisador Henrique Pessoa dos Santos (Embrapa) destaca que é importante manter a cobertura do solo para garantir a preservação das áreas de produção. Além disso, recomenda aguardar a completa desfolha das parreiras para iniciar as atividades de poda. Salienta que “este trimestre também é o momento para avaliar o parreiral, identificando contrastes entre plantas ou manchas na área de cultivo em colorações ou na velocidade de queda foliar, provocadas, por exemplo,  por problemas de  doenças fúngicas ou deficiências nutricionais do solo.” 

Neste período também é importante manter a sanidade foliar com tratamentos para controle da mancha-das-folhas, nas cultivares americanas, e do míldio (cúpricos), nas cultivares europeias até o mês de maio. “A partir de junho, deve-se também efetuar uma aplicação com calda sulfocálcica, focando nas gemas, varas e tronco das plantas, para redução dos inóculos de antracnose, escoriose, oídio, míldio e podridões do cacho. Além de aplicações de produtos para o controle de patógenos no solo, segundo orienta o pesquisador Lucas Garrido, da Embrapa Uva e Vinho.

 

Além dessas observações técnicas, os autores dessa nova edição do Boletim Agrometeorológico para a Serra Gaúcha, representados por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), destacam outras recomendações. A obra foi lançada nesta semana. Clique aqui e acesse a publicação na íntegra.  

 

Sobre a publicação

Divulgado desde agosto de 2020, o Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha é uma

parceria entre Embrapa Uva e Vinho e SEAPI.  A Edição de Abril de  2023 tem como autores Amanda Heemann Junges, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Henrique Pessoa dos Santos, Lucas da Ressurreição Garrido e Giuliano Elias Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. Esta edição descreve as condições meteorológicas que ocorreram de janeiro a março de 2023, apresenta o prognóstico climático para o trimestre abril-maio-junho e diante das condições meteorológicas ocorridas e previstas, detalha as respostas das videiras e traz recomendações fitotécnicas e fitossanitárias para a viticultura da Serra Gaúcha.

Todas as edições do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha podem ser encontradas na seção de Agrometeorolgia do site da SEAPI e no repositório de publicações da Embrapa Uva e Vinho (https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/boletim-agrometeorologico-da-serra-gaucha).

 

Embrapa Uva e Vinho

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

serra-gauchaboletim-agrometeorologico