19/05/23 |   Transferência de Tecnologia  Manejo Integrado de Pragas

Insetos contra pragas agrícolas: curso inédito aborda tema no Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Bruno Alvares

Bruno Alvares -

O conhecimento sobre a taxonomia dos himenópteros parasitóides é fundamental para identificar as espécies presentes em determinada região, compreender suas interações ecológicas, proporcionar ambientes favoráveis à sua permanência e desenvolver estratégias eficientes de controle biológico. Além disso, a criação de insetos em laboratório para utilização como inseticidas naturais é uma prática promissora que pode contribuir para a diminuição das populações de insetos-praga em cultivos agrícolas, com redução de danos às plantações e os custos associados ao controle de pragas.

“O curso representa um marco importante para o estado do Acre, possibilitando a formação de profissionais capacitados e motivados a contribuir com o estudo e a aplicação prática dos himenópteros parasitóides como aliados no controle de pragas agrícolas. A parceria entre instituições de renome e o envolvimento de pesquisadores qualificados evidenciam a relevância desse campo de estudo e o potencial que ele possui para impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura na região”, explica o professor da Ufac, Vanderley Santos. 

 

Pesquisas com insetos-praga

Desde 2011, a Embrapa desenvolve ações de pesquisa e transferência de tecnologias em Terras Indígenas no Acre. As atividades contemplam o levantamento de himenópteros parasitóides e o controle de insetos nas aldeias.

“Já foram coletados e identificados milhares de insetos durante esse período. Isso mostra a importância desses estudos e a grande diversidade de parasitóides existentes no Estado. Assim, há possibilidade da descoberta de novas espécies potenciais para uso no controle biológico aplicado, atuando como um inseticida natural”, destaca o pesquisador Rodrigo Santos.

 

Parceria 

O curso  contará com cientistas renomados da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides (INCT/Hympar) com financiamento do CNPq. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as duas instituições de ensino, da Embrapa Acre e da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB).

O curso será ministrado pela pesquisadora da UFSCar e especialista em Ecologia e Recursos Naturais, Priscilia Tominaga Higa, e pelo curador da Coleção Entomológica do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar, Luís Felipe Ventura de Almeida. A organização é da pesquisadora da UFSCar e coordenadora do INCT/Hympar, Angélica Maria Dias, do pesquisador da Embrapa Acre, Rodrigo Santos, e do docente da Ufac, Vanderley Santos.

 

Fabiano Estanislau (Mtb 453/AC)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 - 3212-3250

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/