24/05/23 |   Comunicação

Orientações para prevenção da influenza aviária são destaque do Terra Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Adaptar os aviários e seguir as medidas de biosseguridade ajudam a prevenir e a retardar a entrada da influenza aviária no sistema de produção

Adaptar os aviários e seguir as medidas de biosseguridade ajudam a prevenir e a retardar a entrada da influenza aviária no sistema de produção

Na semana de 22 a 26 de maio, o canal do Terra Sul no Youtube traz orientações para retardar a entrada do vírus H5N1, variante da influenza aviária, no sistema de produção de aves no Brasil. As medidas abordadas no material foram indicadas em portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 29 de março, em função dos casos identificados perto da fronteira brasileira.
 
A reportagem aborda formas de contágio e sintomas que indicam a presença do vírus nos aviários. Também mostra ao produtor as medidas de biosseguridade recomendadas para adoção nas propriedades para evitar a contaminação das aves de produção.
 

Medidas de biosseguridade ajudam a prevenir a influenza aviária em aves de produção

 
 
 
Situação do vírus
 
Os primeiros casos do vírus no país foram detectados no dia 15 de maio, em três aves silvestres no litoral do Espírito Santo. No dia 20, mais dois casos foram identificados em aves migratórias: um no Espírito Santo e outro no Rio de Janeiro. A última identificação, de mais três casos positivos no Espírito Santo, ocorreu no dia 22 de abril, totalizando oito registros no país. 
 
Por esse motivo, no dia 22 de abril, o Mapa publicou nova portaria decretando estado de emergência de 180 dias no território nacional, com prorrogação das medidas de biosseguridade por tempo indeterminado. Até o momento, no entanto, o país segue sem a confirmação da doença em aves de produção ou humanos, o que não muda o reconhecimento do Brasil como país livre da doença.
 
Em caso de suspeitas, os produtores devem entrar em contato com a Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária da sua região. No Rio Grande do Sul, também é possível notificar as suspeitas pelo WhatsApp (51) 98445-2033 ou pelo e-mail notifica@agricultura.rs.gov.br.
 
Terra Sul
 
Terra Sul surgiu originalmente na televisão, em 1993, resultado de uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado e o escritório regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas/RS. Em setembro de 2020, o programa deixou de ser exibido nas emissoras parceiras, mas ainda é possível acompanhar reportagens inéditas produzidas pela equipe no canal do Terra Sul no YouTube.

Samantha Beduhn (sob orientação de Francisco Lima - 13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

terra-sulavicultura-colonial