24/05/23 |

Embrapa Agroenergia comemora aniversário com lançamentos e novos contratos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: iStock

iStock -

A Embrapa Agroenergia, um dos 43 centros de pesquisa da Embrapa, comemora 17 anos de atuação com pesquisas que promovem a competitividade da bioeconomia brasileira por meio da geração de ativos tecnológicos para inserção no mercado de inovação. A cerimônia de aniversário será realizada nesta quinta-feira (25) no auditório Biomas, que fica no Bloco D (sede da Embrapa). O evento inicia às 9h30 com um café da manhã e, na sequência, haverá a cerimônia oficial com a participação dos empregados, autoridades dos poderes executivo e legislativo e convidados de empresas parceiras.

Na oportunidade,  Alexandre Alonso, chefe-geral da Unidade, dará início às comemorações apresentando o tema “Atuação da Embrapa Agroenergia como ponte entre a agricultura e a indústria”. Também haverá o lançamento do Aplicativo Mais Canola (assista aqui o vídeo), ferramenta desenvolvida pela Embrapa Agroenergia para facilitar a gestão de dados de todo o ciclo de produção da oleaginosa, do plantio à colheita e levar para o produtor informações técnicas essenciais que poderão auxiliar no preparo da área, semeadura e monitoramento da planta.

“O app Mais Canola foi desenvolvido para organizar as informações e, assim, facilitar a tomada de decisão dos produtores”, explicou o chefe-geral, Alexandre Alonso, lembrando que o aplicativo pode ser baixado de forma gratuita tanto para sistema Android quanto para iOS.

 

Acordos

Durante a cerimônia será assinado o acordo de cooperação técnica e financeira com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). O contrato tem como objeto a execução do projeto de pesquisa intitulado “Traits para aumento da concentração de sacarose e tolerância ao alumínio em cana-de-açúcar”, sob a liderança do pesquisador Adilson Kobayashi, da Embrapa Agroenergia. As tecnologias que serão avaliadas podem reduzir custos de manejo de solo e aumentar a produtividade, além de outros benefícios que serão investigados.

“O projeto foi desenhado para melhorar dois traits distintos, a tolerância ao alumínio e aumento do acúmulo de sacarose, por meio de ferramentas de biotecnologia molecular”, explicou Rodrigo Fragoso, pesquisador da Embrapa Agroenergia que faz parte dos estudos.

Na sequência, será assinado o acordo com a empresa Satis. Esse contrato prevê a cooperação técnica para evoluir no desenvolvimento de um produto com ação bioestimulante. Trata-se de segunda etapa de desenvolvimento tecnológico de produto obtido em projeto anterior.

 “A parceria tem como objetivo produzir células e sobrenadantes microbianos com características adequadas para ação como bioestimulante para soja”, disse Mônica Damaso, pesquisadora da Embrapa Agroenergia e líder do projeto, que também tem a colaboração da Embrapa Cerrados e da Embrapa Milho e Sorgo.

Os acordos com o CTC e a Satis contam com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e fomento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

 

Biodigestor

No evento também será apresentado o vídeo sobre o sistema de biodigestão para tratamento de dejetos bovinos em propriedade de pequeno porte. O projeto foi desenvolvido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil (Coopindaiá) e teve o biodigestor inaugurado no último dia 4, na fazenda Dois Irmãos e Uma Estrela, localizada na zona rural de Luziânia-GO.

O objetivo principal do projeto é montar três sistemas de biodigestão em propriedades de pequenos produtores da Coopindaiá, utilizando dejetos bovinos, que apresentam um inconveniente para os produtores, passando a gerar biogás em substituição ao gás de cozinha (GLP) e à lenha.

 

Smart Lab

Para encerrar as atividades do período da manhã, será lançada a iniciativa Smart Lab, novo ambiente de inovação que prevê o compartilhamento de infraestrutura e mentoria técnica em projetos de parceria com empresas do setor produtivo, para viabilizar o codesenvolvimento de soluções tecnológicas.

O Smart Lab disponibilizará ao mercado uma lista de ativos tecnológicos e a empresa parceira poderá usufruir da infraestrutura laboratorial de ponta e equipamentos de última geração da Embrapa Agroenergia, além de apoio do seu corpo de pesquisadores. No total, são seis laboratórios que estão sendo colocados à disposição das empresas: de genética e biotecnologia microbiana; de genética e biotecnologia vegetal; de processos bioquímicos; de química de biomassa e biocombustíveis; de processos químicos; e de bioinformática, além de áreas de plantas-piloto e campos experimentais.

 

Webinar

Para dar detalhes sobre o Smart Lab, a Embrapa Agroenergia preparou um webinar, que será realizado nesta quinta-feira (25), às 15h, no canal da Embrapa no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=XK6irctwfJc). Participarão do evento o chefe-geral Alexandre Alonso, o pesquisador Daniel Trento e a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, Patrícia Abdelnur, como moderadora.

A programação do período da manhã do aniversário da Embrapa Agroenergia encerrará com as palavras do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, que contribuiu para a criação da Embrapa Agroenergia como secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia e deputado federal.

 

Leia mais sobre:

Acordos

Biodigestor

Smart Lab

 

 

Márcia Cristina de Faria (MTb 24.056/SP)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/