25/05/23 |

Startups avançam para próxima etapa do programa TechStart Agro Digital 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Participantes do programa têm acesso gratuito a informações e modelos agropecuários da Plataforma AgroAPI da Embrapa

Participantes do programa têm acesso gratuito a informações e modelos agropecuários da Plataforma AgroAPI da Embrapa

No final de maio, 24 startups selecionadas para o warm up, primeira etapa do TechStart Agro Digital, participam de pitch-days. O programa de inovação aberta e aceleração de startups está em sua quarta edição e é correalizado pela Embrapa Agricultura Digital e a Venture Hub desde 2019. O objetivo é contribuir para a escalada de soluções digitais para o setor, possibilitando que investidores e empresas parceiras identifiquem tecnologias para integrar seus negócios.  

Cerca de dez startups serão selecionadas para a segunda etapa de aceleração, que envolve 18 semanas de intenso trabalho, com o oferecimento de conteúdos mais aprofundados sobre gestão, tração, escala, desenvolvimento tecnológico e preparação para investimentos. 

“A aceleração oferece o apoio de mentores de negócios e mentores técnicos, além de networking estratégico. O programa está estruturado em quatro blocos temáticos caracterizados pela oferta de conteúdos, atividades práticas e bancas de avaliação com especialistas em cada tema ”, detalha a coordenadora operacional do programa  pela Embrapa, Martha Bambini. 

O coordenador de programas de inovação aberta da Venture Hub, Maurício Duran, indica, ainda, "a oferta de conteúdos para o desenvolvimento do mindset de crescimento e resiliência para superar os obstáculos da jornada empreendedora". No TechStart são desenvolvidos os 4 “Ps” essenciais para o sucesso de uma Startup: Pessoas, Produtos, Processos e Parcerias, aponta Duran. 

Para ele, o diferencial do programa de inovação aberta e aceleração “é a oportunidade de participação de um grande ecossistema, em que as startups podem fazer conexão com empresas de grande e médio porte, institutos de pesquisa, além de mentores e outras startups”.

Durante a fase do warm up do programa, os participantes recebem informações sobre ferramentas para ideação, validação e planejamento do desenvolvimento tecnológico, modelos de negócios, vendas e indicadores de gestão. Startups aceleradas pelo programa compartilham a experiência durante as etapas do programa. 

A empresa Biome4AII é uma delas e o coordenador Leonardo Gomes destaca a importância de participar do TechStart Agro Digital. “O acesso a diversos conteúdos aplicados ao negócio, a rede de contatos promovida pelo programa e o acesso a investidores foram determinantes para nossa jornada e deverá ser importante também aos participantes da edição 2023”, diz Gomes.

A EDIÇÃO 2023

Foram 74 empresas inscritas na edição 2023 do programa, que selecionou 24 delas em abril último. Além do apoio das empresas Bayer e EY, a novidade do TechStart deste ano foi a atualização de temas prioritários, a partir de perspectivas identificadas pela nova edição do estudo Visão de Futuro do Agro Brasileiro.

Os temas prioritários para a seleção das agtechs foram: Transformação digital e sustentabilidade das cadeias agropecuárias; Agrometeorologia e mudanças climáticas e Biotecnologia avançada aplicada à agropecuária.

As startups selecionadas atuam com tecnologias digitais aplicadas ao setor agropecuário envolvendo biotecnologia avançada, horticultura, logística, marketplaces, monitoramento de uso do solo e do capital amazônico, agricultura e pecuária de precisão, educação na agricultura, entre outras aplicações.

“Durante as etapas do programa, as startups utilizam ainda plataformas digitais para interação e para as entregas realizadas com base nas ferramentas disseminadas durante as sessões de conteúdo”, aponta Bambini.

OPORTUNIDADES 

O acesso facilitado ao espaço de coworking da Venture Hub, à plataforma online de conhecimento VH Academy e a serviços jurídicos, de marketing e propriedade intelectual são benefícios exclusivos de participantes do programa de aceleração do TechStart Agro Digital.

“Além da conexão com a rede de mentores técnicos, os participantes também terão acesso gratuito a recursos e infraestrutura para desenvolvimento de novos produtos, como informações e modelos agropecuários disponíveis na Plataforma AgroAPI da Embrapa – úteis no desenvolvimento de soluções digitais para planejamento, monitoramento e gestão da produção”, destaca Bambini. 

Conheça aqui a Plataforma AgroAPI Embrapa.

 

Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/