26/05/23 |   Agroecologia e produção orgânica  Produção animal  Produção vegetal

Sistema Agrossilvipastoril Orgânico é tema de Dia de Campo hoje (26) à tarde na AgroBrasília 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, a Embrapa, em parceria com a Emater-DF, realiza o Dia de Campo: Sistema Agrossilvipastoril Orgânico. O evento faz parte da programação da AgroBrasília 2023, feira de tecnologias agropecuárias realizada até amanhã (27), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, Distrito Federal, das 8h30 às 18h, com entrada gratuita. O Dia de campo será realizado na Unidade de Pesquisa Participativa de Produção Orgânica (UPPO), localizado próximo ao Espaço da Emater-DF na feira.

O Sistema Agrossilvipastoril é um modelo que se encaixa bem nas condições geográficas e fundiárias de propriedades agropecuárias do bioma Cerrado, pois se define como uma modalidade do Sistema Agroflorestal que apresenta em sua estrutura os componentes pastagem e animal, culturas agrícolas e florestais, que são produzidos em consórcio, rotação ou em sucessão simultânea ou em sequência. 

A UPPO na AgroBrasília tem área de 1 ha com diferentes tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e utiliza as práticas de manejo orgânico. O manejo de solo inclui a correção da área e a fertilização com insumos como o remineralizador biotita xisto (3,9% k2O), além da realização de adubação verde (Crotalaria juncea) pré-cultivos, conforme legislação de produção orgânica. O sistema é composto pela parte arbórea por eucalipto (Eucalyptus urophylla) e árvores nativas e exóticas. A parte pastoril é composta pela pastagem de braquiária (Brachiaria ruzisiensis BRS Integra) em consórcio com o estilosantes (Stylosantes guianensis cv. BRS Bela) e o capim elefante (Pennisetum purpureum cv. BRS Canará), além do cultivo do milho BR106 para silagem. Os animais utilizados em pastejo são dos cruzamentos JERSOLANDO (½ sangue Holandês X ½ Jersey); GIRSEY (½ sangue Gir X ½ Jersey); SINJER (½ sangue Sindi X ½ Jersey) desenvolvidos no CTZL. A parte agrícola é composta pelos cultivos da, mandioca, banana prata e do maracujá (BRS Pérola do Cerrado).

Serão apresentadas quatro estações técnicas:

14h - Manejo orgânico de sistemas agrossilvipastoris - João Paulo Guimarães Soares (Embrapa Cerrados)
14h30 - Remineralizadores: Revolução na agricultura - Éder de Souza Martins (Embrapa Cerrados)
15h - Compras governamentais de produto orgânicos - Marilia Mergulhão de Freitas (Conab)
15h30 - Bioinsumos para a produção orgânica - Daniel Rodrigues Oliveira (Emater-DF)


Serviço:

Dia de Campo: Sistema Agrossilvipastoril Orgânico
Data: 26/05/2023
Horário: 14h às 16h
Local: Unidade de Pesquisa Participativa de Produção Orgânica (final do parque de exposições ao lado da recepção dos ônibus da Emater-DF)

As inscrições serão feitas no local do Dia de Campo.

Breno Lobato (MTb 947-MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dia-de-campoorganicoscursos-e-eventosagrobrasilia-2023agrosslvipastoril