26/05/23 |   Comunicação

Embrapa Hortaliças comemora aniversário com programação que inclui inovações tecnológicas e uma visão estratégica frente aos desafios do futuro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Apresentação de nova cultivar de grão-de-bico - a primeira entre as leguminosas desenvolvidas no âmbito do programa de melhoramento genético com características para atender algumas especificidades do mercado externo -, lançamento de duas publicações, assinatura de acordo de parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e homenagens especiais a personalidades pela contribuição aos trabalhos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias. Esses são os principais destaques da programação de aniversário de 42 anos da Embrapa Hortaliças, que será comemorado no dia 30 de maio próximo com a presença de parceiros de instituições públicas e privadas e de autoridades governamentais. Uma das 43 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a instituição tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da produção de hortaliças.

Dentro das atrações elencadas pela coordenação do evento, a novidade em pesquisa e inovação refere-se à apresentação da BRS Hari, primeira cultivar de grão-de-bico do tipo Desi desenvolvida pelo programa de melhoramento genético de pulses da Embrapa Hortaliças. Com foco no mercado externo, a cultivar possui características que agradam consumidores de países da Ásia, notadamente Índia e Paquistão - grãos pequenos, com várias gradações e combinações de cor nos tons que vão do preto ao marrom.

As pulses continuam na pauta das atrações do aniversário com o lançamento do livro "Hortaliça combina com leguminosas: grão-de-bico, lentilha, ervilha seca e feijão", assinado pela pesquisadora Milza Lana, da área de Pós-Colheita da Embrapa Hortaliças. Inserido no contexto do site “Hortaliça não é só Salada”, o título que trata da combinação de hortaliças com grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão traz receitas que podem ser conferidas na seção “Hortaliça combina com todas as refeições”. Em resumo, o livro segue a linha do site no sentido de mostrar a versatilidade das hortaliças, que podem ser consumidas em diferentes formas de preparo.

A segunda publicação passeia pelo histórico das cultivares desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, desde a sua instalação como Unidade de pesquisa. Com o título "Cultivares da Embrapa Hortaliças 1981-2023", o livro - que reúne cerca de 120 cultivares lançadas nesse período - conta com a editoria técnica da analista Débora Albernaz, que atua na área de Transferência de Tecnologia.

Acordos

A comemoração de aniversário se estende também no âmbito de ações conjuntas, a exemplo de assinatura de convênio com o Mapa, dentro do arcabouço do projeto Hubtech - arranjos institucionais, denominados Hubs Virtuais. Nesse contexto, a participação da Embrapa Hortaliças diz respeito à disponibilização de ativos tecnológicos das culturas de alho, batata-doce e tomate para o segmento da agricultura familiar.

Homenagens

O evento será finalizado com homenagens a personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação: o pesquisador Eliseu Alves e a assistente de campo Maria José de Godoy. Ao longo de mais de seis décadas dedicadas à pesquisa agropecuária, desenvolvimento de tecnologias e aos estudos e análises sobre a pobreza rural no Brasil, Eliseu Alves possui uma longa trajetória de excelência, onde se destaca sua contribuição à consolidação da Embrapa, onde atuou como presidente e continuou marcando presença, reforçando o papel da empresa como geradora de tecnologias que alavancaram a agricultura brasileira.

Com relação à assistente Maria José Godoy, a homenagem simboliza o agradecimento não apenas à empregada, como também a todos que fizeram e fazem parte da história da Embrapa Hortaliças. Conforme os organizadores do evento, a escolha deve-se ao reconhecimento de uma profissional que se destaca pelo comprometimento com o trabalho a ser realizado, superando quaisquer obstáculos que se apresentem para que a Unidade cumpra o seu papel como referência em pesquisa no segmento da olericultura.

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aniversarioembrapahortalicashortalicas42anos