26/05/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Sisteminha é inaugurado no Campus IFMA Caxias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os módulos de tanque de peixes, aviário de corte, aviário de postura, meliponário, bananas, girassol, horticultura, abacaxi, açafrão, minhocário e composteira compõem o Sisteminha.

A Embrapa Cocais e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias inauguraram, este mês no campus do Instituto, o Sistema Integrado para Produção de Alimentos, também reconhecido como Sisteminha Embrapa/UFU/Fapemig. Na solenidade de entrega da tecnologia estiveram presentes o reitor do Instituto Federal do Maranhão, professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, e sua comitiva; o diretor-geral do Campus Caxias, João da Paixão Soares; o icriador do Sisteminha, o pesquisador Luiz Carlos Guilherme, da Embrapa Cocais; os coordenadores do Sisteminha Caxias Ednaldo Bezerra e José Flávio; além de servidores e alunos do campus.

“O Sisteminha é uma tecnologia social que vem sendo desenvolvida desde 2002, quando eu ainda iniciava meu doutorado na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Em 2008, já na Embrapa, nós incorporamos a tecnologia. Desde então, trabalhamos no Sisteminha a partir da criação de peixes”, relembrou Luiz Carlos Guilherme. “Iniciando o Sisteminha com dois ou três meses de dedicação, a família já tem disponível uma grande quantidade de alimentos na mesa, com diversidade, de modo que possa suprir proteínas, minerais, vitaminas e carboidratos. Com sete meses de dedicação, a família já adquire o título de seguridade alimentar”, complementou.

O reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, afirmou que há interesse em fortalecer a parceria IFMA e Embrapa e ampliar novos módulos da tecnologia. “O Sisteminha é um projeto científico, mas que tem o apelo social. O que nós desejamos é a partir do nosso maior legado, que são os nossos pesquisadores, os nossos alunos envolvidos com essas técnicas, extrapolar isso para as comunidades. Já temos o Sisteminha em Codó, Alcântara e Grajaú. Pretendemos colocar em Colinas, Mirinzal, Barra do Corda, dentre outros”, detalhou.

O coordenador do Sisteminha do Campus Caixas, Ednaldo Bezerra, explicou que o projeto é extensionista e visa contemplar 40 produtores oriundos de comunidades tradicionais de áreas de assentamento e comunidades quilombolas. “Está previsto o treinamento de agricultores aqui nessa unidade, com apoio dos nossos alunos de Zootecnia e técnicos em agropecuária e, em uma segunda fase, a implantação de uma unidade-modelo em uma das comunidades”, disse.

O Sisteminha Campus Caxias já possui atividades em funcionamento, realizada por alunos dos cursos Técnico em agropecuária e Bacharelado em Zootecnia, sob a coordenação dos servidores Ednaldo Bezerra do Santos e José Flávio Ferreira de Sousa, tendo como objetivo a produção integrada de alimentos.

Sobre o Sisteminha - O Sisteminha Embrapa é um sistema que faz uso da piscicultura intensiva praticada em pequenos tanques construídos com materiais diversos como papelão, plástico ou alvenaria, reduzindo os custos da implantação. O tanque de tilápias é considerado o coração do Sisteminha uma vez que, por meio  dele, todos os outros módulos se beneficiam. O Sisteminha proporciona às famílias os diferentes tipos de proteína, tornando possível o atendimento das exigências nutricionais da família. A partir da recirculação dos nutrientes provenientes do tanque de peixes, é possível obter um sistema de produção integrado e escalonado incluindo frutas, hortaliças, aves e pequenos animais. O produtor pode implantar em pequenos espaços, adequando a diferentes realidades. Importante ressaltar que o Sisteminha pode ser adaptado às diferentes realidades, podendo assim, ser construído com os materiais encontrados na propriedade, materiais alternativos como: Palha de coco babaçu, bambus, taipa, enfim.

Outro ponto importante a ser destacado no Sisteminha é o seu papel no combate à fome a partir do uso de recursos existentes em seu entorno e com um pequeno investimento. Não há comprometimento com o mercado, tampouco a intenção de vender um produto para comprar outro. O escalonamento feito em todas as atividades do Sisteminha (frutas, milho, batata doce, tomate, produção de ovos, frango de corte, produção de ovos, codornas, abelhas, peixes etc.) permite a produção mínima e com pequeno excedente, que pode ser comercializado.

Miguel Ahid, da assessoria do IFMA
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2241

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sisteminha