26/05/23 |   Transferência de Tecnologia

Fundação e governador do MS se juntam em homenagem a Ademir Zimmer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

A edição 2023 do Showtec, em Maracaju (MS), foi marcada não somente pelo público visitante e por tecnologias, mas por uma homenagem, feita pela Fundação MS, ao pesquisador Ademir Hugo Zimmer, da Embrapa, falecido em dezembro de 2022, que causou comoção aos presentes, dentre eles, o governador do Estado, Eduardo Riedel, colegas de empresa e profissão e familiares do cientista.

“Conheci Zimmer aos 24 anos, quando cheguei a Jaboticabal para fazer mestrado em Zootecnia. A churrasqueira do Zimmer ficava acesa 24 horas por dia, e eu passava lá todo dia pra comer uma “carninha”. Deixo aqui a minha homenagem, cheia de saudade, a este homem que tanto contribuiu com a pesquisa e o agro sul-mato-grossense”, emociona-se Riedel, que também homenageou o pesquisador em suas redes sociais. 

O governador, ao lado do presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, e do diretor-executivo Alex Melotto, entregou ao filho de Zimmer, Klaus, uma placa celebrando a memória do pesquisador e descerrou placa no prédio da Fundação MS, o qual leva agora o seu nome, que foi membro do Conselho Técnico Científico da entidade desde 2009. 

Melotto ratifica como o engenheiro agrônomo, mais que um pesquisador, era “mas um mentor que nós nos espelhávamos para pensar e executar os trabalhos de pesquisa e transferir ao produtor rural, por sua objetividade, dedicação e compromisso com o Estado e com o País”. Zimmer era presença certa nas edições do Showtec, tinha quarto cativo no hotel da cidade e seu reconhecido ‘jeito’ de levar ciência, extremamente aplicada aos campos brasileiros, marcou por onde passou. 

Com doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Jaboticabal), o gaúcho de Rolante (RS) buscava diretamente no campo as demandas e as respectivas soluções para as pastagens, sua paixão. Costumeiramente dizia que a pesquisa tinha entre suas missões “ajustar, com alguma técnica, o que o produtor rural já faz no campo. Não inventamos a roda, nós ajustamos”. Na década de 70, foi chamado de ‘louco’ quando iniciou os estudos com sistemas integrados de produção nos campos experimentais da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Atualmente, integrava o grupo gestor de MS do Programa ABC+.

Colega de empresa e representando a Embrapa Gado de Corte na abertura do Showtec, neste ano, Marcelo Pereira atuava com Zimmer nas ações de transferência de tecnologia e endossa como o legado do pesquisador ficará, assim como, sua história e a “falta que fará já é imensa”. Por falar em legado, segundo Klaus, filho caçula de Zimmer, o de seu pai “vai permanecer por muito tempo. Ele conseguiu marcar as pessoas de forma muito positiva, sendo ele mesmo, tanto pessoalmente como profissionalmente, então fica a certeza que ele significou muito, para muita gente”. 

 

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

feiratransferencia-de-tecnologiapastagenslutohomenagemshowtec-2023showtec2023