29/05/23 |   Gestão Estratégica

Embrapa apresenta pesquisas em Comissão na Assembleia de SE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Joel Luiz / Agência Alese

Joel Luiz / Agência Alese - Deputados estaduais e gestores a Embrapa durante audiência pública

Deputados estaduais e gestores a Embrapa durante audiência pública

Gestores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) apresentaram, na manhã da sexta (26), a agenda de pesquisa agropecuária da estatal em Sergipe em audiência pública na Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Sergipe. 

A comissão é presidida pelo deputado estadual Neto Batalha, que convidou os chefes da Unidade da Embrapa durante visita a seu gabinete no dia 2 de maio

O chefe-geral Marcus Cruz e e os chefes-adjuntos Viviane Talamini (Pesquisa e Desenvolvimento) e Alexandre Nizio (Transferência de Tecnologia) fizeram apresentações aos deputados e participantes da audiência.

‘A atuação da Embrapa e suas tecnologias para fortalecer a agricultura sergipana’ foi o tema da audiência, que integra as ações institucionais para marcar os 50 anos da Embrapa, fundada em 26 de abril de 1973. Dentro das comemorações está programada, ainda, uma Sessão Solene no plenário da Alese, na tarde de 12 de junho.

Cruz abordou as contribuições e desafios da pesquisa agropecuária pública nessas cinco décadas, citando os avanços conquistados na agropecuária sergipana com apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros, com destaque para culturas como coco, milho, mandioca e citros, além de estudos agroclimáticos, genéticos, geotecnológicos e territoriais, como o que definiu a nova fronteira do Sealba (que engloba municípios de Sergipe, Alagoas e Bahia).

O presidente da Comissão de Agricultura e do Meio Ambiente, deputado Neto Batalha (PP), destacou a importância da ação em prol do fortalecimento do segmento. “Fomos procurados pela diretoria do órgão e, prontamente, recebemos todos eles e concordamos com a ideia da realização de uma Audiência Pública com o objetivo de explicar aos deputados e a sociedade civil sobre os projetos e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa na área da agricultura. Por meio deste encontro foi possível obter esclarecimentos e tirar dúvidas para que possamos cada vez mais fazer esse elo e contribuir com o segmento local. Além disso, será levado ao governador Fábio Mitidieri a pauta com a perspectiva de somar a esta causa, contemplando toda a cadeia produtiva e as ações da Embrapa”. 

Para o chefe geral da Embrapa, Marcus Cruz, apresentar as ações da instituição na Casa Legislativa, ao lado do seu corpo técnico foi bastante positivo. “Estamos muito satisfeitos em participar dessa ação tão significativa na Alese, explanando nossas ações e como podemos contribuir para a agricultura sergipana. O papel do parlamentar é fundamental em nossa atuação, já que a Embrapa é uma empresa de pesquisa agropecuária e desenvolvemos tecnologias direcionada ao segmento e eles (parlamentares) podem ser a ponte entre o que a gente vem desenvolvendo junto com os agricultores, empresários e a sociedade em prol do crescimento onde todos ganham”, afirmou. 

 

Embrapa 50 Anos - Audiência Pública na Alese


Deputados na audiência
No uso da palavra, o deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT) celebrou a realização da Audiência Pública e fez alguns questionamentos. “Parabenizo o presidente da Comissão por este encontro e aos representantes da Embrapa pela excelente explanação dos trabalhos desenvolvidos com tantos detalhes, em várias frentes de atuação. Sou um dos mais velhos neste parlamento e confesso que não lembro de uma atividade tão rica reunindo conhecimento técnico, como também, muitas pessoas não sabem do grande trabalho que e a Embrapa faz diariamente e hoje tivemos uma grande oportunidade de ofertar informações pertinentes na área da agricultura. Acrescento ainda que podem contar com meu apoio”, salientou. 

A deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) enfatizou que seu mandato segue à disposição em iniciativas deste porte. “A agricultura é extremamente importante para o desenvolvimento do nosso estado. Tenho acompanhado o trabalho da Embrapa e sei da enorme contribuição da empresa com as demandas do setor em Sergipe. Enquanto membro da Comissão de Agricultura e do Meio ambiente aqui na Alese, fico feliz por espaços como esse ser utilizado para debater e ampliar o conhecimento da população quanto ao trabalhado da nossa Embrapa. Quero deixar meu mandado à disposição dos pesquisadores para poder contribuir no que for possível!”, frisou.

O deputado estadual Luizão Donatrampi (União Brasil) comentou que participar deste tipo de iniciativa traz uma grande motivação e se comprometeu em somar com as ações do órgão. “Parabenizo a todos os envolvidos em promover esta audiência, e desde já, coloco o meu mandato disponível em somar com a causa, todavia me comprometo ainda em colaborar através das minhas redes sociais para divulgar os cursos disponibilizados pela Embrapa, assim como as solicitações mais urgentes, tendo o exemplo, a obra de um espaço que irá fortalecer as pesquisas”, disse.

Fazem parte da Comissão de Agricultura e do Meio Ambiente os deputados estaduais: Neto Batalha (PP) presidente, Chico do Correio (PT) vice-presidente, Cristiano Cavalcante (União Brasil), Ibrain de Valmir (PV), Carminha Paiva (Republicanos), Garibalde Mendonça (PDT) e Luizão DonaTrampi (União Brasil). A Audiência Pública ocorreu na Sala de Comissões da Alese. 

Acompanharam os chefes da Embrapa os gestores Ana Lédo (Comitê Local de Publicações), Emiliano Costa (Núcleo Temático), Saulo Coelho (Núcleo de Comunicação Organizacional), Tânia Dantas (Núcleo de Desenvolvimento Institucional) e Tassiano Câmara (Comitê Técnico Interno).

 

*Com informações de Shis Vitória e fotos de Joel Luiz / Agência Alese de Noíticas

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sergipeparlamentoalesedeputadosembrapa-50-anos