29/05/23 |   Melhoramento genético  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa participa da Expocitros com lançamento de variedades, palestra e homenagem a pesquisador

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o Centro de Citricultura Sylvio Moreira/Instituto Agronômico (CCSM/IAC) e a Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC) lançam na terça-feira (30), às 14h30, três variedades copa de citros durante a 48ª Expocitros e a 44ª Semana da Citricultura, que vão acontecer até o dia 2 de junho, em Cordeirópolis (SP).

A BRS IAC FCC Alvorada é uma cultivar de laranjeira-doce precoce, com frutos sem sementes e de alta qualidade para processamento de suco e mercado in natura. Apresenta precocidade na entrada de produção e boa produtividade. A maturação é mais precoce que a da Hamlin, cultivar de referência nesses usos. Apresenta nota mais alta na prova de degustação de suco pasteurizado e notas de avaliação de cor e de sabor do suco superiores.

Já a Navelina XR é uma laranjeira-de-umbigo precoce com alta qualidade de frutos e resistente à CVC para consumo in natura. É a única variedade de laranjeira-doce resistente à bactéria Xylella fastidiosa, dispensando o controle da doença clorose-variegada-dos-citros (CVC) ou amarelinho e das cigarrinhas vetoras. Sem sementes, tem maturação precoce a meia-estação e os frutos se conservam nas plantas após atingirem a maturidade comercial.

A limeira-ácida Tahiti BRS EECB IAC Ponta Firme tem elevada produtividade de frutos (80 toneladas/hectare, 242% superior à média do estado de São Paulo) de alta qualidade e maior produção na entressafra. Apresenta precocidade de entrada de produção (a partir do segundo ano) com alta eficiência de produção de frutos por copa. É indicada, como fruta fresca, para os mercados doméstico e de exportação, para processamento de suco e extração de óleo essencial.

Hall da Citricultura

Em seguida ao lançamento, às 14h45, o pesquisador Orlando Sampaio Passos vai receber o Prêmio GCONCI Hall da Fama da Citricultura Brasileira como profissional que se dedica e contribui de forma relevante para o crescimento e a sustentabilidade da citricultura brasileira. Foi considerada a larga experiência do pesquisador na área de fitotecnia e melhoramento genético, engenheiro-agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia em 1960 e que trabalha na Embrapa desde 1973 – antes, trabalhou no Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Leste (Ipeal), que deu origem à Embrapa, sempre com a citricultura.

O contato de Passos com a citricultura paulista vem de longa data. “Na Estação Experimental de Limeira, há 60 anos e quatro meses fiz o meu primeiro e mais importante treinamento em citricultura. O apego foi tanto que passei a considerar Limeira como a minha segunda cidade. Conheci os quatro cantos do estado nas Kombis vermelho-pretas da Secretaria da Agricultura”, recorda.

Com 87 anos, o pesquisador colaborou para a citricultura brasileira se tornar referência mundial e realizou interações importantes para o Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa, por meio de parcerias com empresas de pesquisa e extensão e da iniciativa privada. “A partir da década de 1980, o Brasil, com a participação efetiva do Estado de São Paulo, passou a ser o maior produtor mundial de frutos e exportador de suco concentrado congelado de laranja, superando a concorrente Flórida. Atualmente, ocupa o segundo lugar na produção, tendo cedido a primazia à China, mas continua na liderança da exportação de suco de laranja. Há que se reconhecer o empreendedorismo do paulista, mesmo enfrentando terríveis ameaças, mas os pesquisadores, extensionistas, professores e consultores são os maiores responsáveis”, afirma.

Quanto à homenagem, Passos expressa gratidão aos parceiros, colegas e amigos. “O convívio com gente jovem nos faz rejuvenescer. Que Deus nos dê forças para que a minha vida possa servir de orgulho para uns e exemplo para os que se proponham a fazê-lo”, destaca.

É a segunda vez, em 26 anos, que um pesquisador da Embrapa recebe o prêmio do GConci. O primeiro, em 2021, foi o engenheiro-agrônomo Eduardo Sanches Stuchi, que trabalha na Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) Cinturão Citrícola, sediada na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB).

Palestra

Na quarta-feira, às 10h30, o pesquisador Eduardo Augusto Girardi participa do painel “Porta-enxerto para uma citricultura moderna”, onde apresenta a palestra “Adensamento de plantio e porta-enxertos ananicantes: buscando as melhores combinações”.

 

Serviço:
Eventos: 48ª Expocitros e a 44ª Semana da Citricultura
Local: CCSM/IAC
Endereço: Rod. Anhanguera, km 158 - Cordeirópolis (SP).
Data: 30/5 a 2/6/2023
Programação: https://www.expocitros.com.br/

 

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventocursos-e-eventosparcerialaranjalimao-tahiti