29/05/23 |   Comunicação

Assembleia Legislativa de Roraima homenageia os 50 anos da Embrapa em solenidade especial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Acervo ALE-RR

Acervo ALE-RR - Sessão Especial em Homenagem aos 50 anos Embrapa na ALE-RR

Sessão Especial em Homenagem aos 50 anos Embrapa na ALE-RR

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima prestou uma homenagem à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos seus 50 anos em uma sessão especial realizada nesta quinta-feira (25/05), às 9h.

A iniciativa foi promovida pelo deputado estadual Gabriel Picanço (Republicanos), que conduziu a sessão juntamente com o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cabral (Cidadania). Além disso, os deputados Angela Aguida Portella (PP) e Marcos Jorge (Republicanos) também se pronunciaram sobre a importância da instituição. O evento contou com a presença de autoridades, parlamentares, dirigentes da empresa, instituições de ensino, fundações de pesquisa e parceiros.

Durante a solenidade, foi entregue a comenda "Orgulho de Roraima" à Embrapa, em reconhecimento as suas contribuições para tornar o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologia agrícola e pelos serviços prestados à comunidade roraimense ao longo de cinco décadas.

Gabriel Picanço, responsável pelo requerimento da comenda, ressaltou a importância da Embrapa, que impulsionou a economia do país por meio da produção agrícola. Ele destacou que a comenda representa o reconhecimento do trabalho realizado pela instituição, que tem alcançado avanços significativos para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no estado.

Na ocasião, os gestores da Embrapa Roraima, juntamente com os funcionários, estiveram presentes para receber a homenagem e apresentar a atuação da instituição no estado. Durante sua apresentação, o Chefe-geral da Embrapa Roraima, Edvan Chagas, representando a Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, iniciou agradecendo a ALE-RR e seguiu com apresentação de uma palestra enfatizando o papel fundamental da Unidade e destacando os projetos de pesquisa, tecnologias e inovação no setor agropecuário, bem como os desafios futuros da pesquisa.

Um dos pontos altos de sua apresentação foi a evolução do trabalho da Embrapa, que completa 42 anos de atuação no estado, desenvolvendo pesquisas e tecnologias específicas para tropicalizar a agricultura e viabilizar a produção em solos ácidos e pobres, características marcantes da região do lavrado. Há três décadas, a região limitava-se à produção de farinha de mandioca e carne bovina.

Edvan concluiu sua apresentação exibindo o vídeo institucional intitulado "Embrapa 50 anos: Seu futuro inspira nossa ciência", que reforça o compromisso da instituição em promover soluções tecnológicas, inovadoras e sustentáveis para avançar no campo da pesquisa agropecuária, visando a uma agricultura mais produtiva, sustentável e eficiente em benefício de toda a sociedade brasileira.

Ao finalizar, o Chefe-geral agradeceu a sua equipe técnica, reconhecendo os empregados da Embrapa, especialmente os locais, que superam limitações e dificuldades, mantendo-se comprometidos em cumprir a missão da instituição de desenvolver soluções tecnológicas para a região e para o país.

Prestigiaram o evento Alisson Cardoso, Analista da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais – ARIG de da Embrapa , Plácido Alves de Figueira Neto, superintendente federal do Ministério de Agricultura em Roraima, Flamarion Portela, secretário da Casa Civil do Estado, Glicério Marcos Fernandes Pereira, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Recursos Hídricos (Femarh), Marcelo da Silva Pereira, presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão (Iaterr), Marcelo Augusto Parise, presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Geraldo Ticianelli, reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/