31/05/23 |

Embrapa Florestas participa do lançamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Florestal Capixaba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Incaper

Incaper -

No dia 24 de maio, Erich Schaitza, chefe-geral da Embrapa Florestas, e o pesquisador José Mauro Moreira estiveram reunidos, em Vitória-ES, com representantes do setor florestal daquele Estado para o lançamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Florestal Capixaba (Madeira-ES). O evento foi promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), órgão responsável pelo levantamento do estudo “Dimensionamento do Setor de Base Florestal – Madeira ES”, que avalia o potencial de mercado do setor florestal no Estado. 

Segundo José Mauro Moreira, o trabalho realizado pelo Cedagro para dimensionamento do setor de base florestal capixaba serve como exemplo: “Eles fizeram um estudo muito completo com levantamento de dados primários. Temos que fazer um estudo como esse em nível nacional, mas é um trabalho que exige muito investimento em recursos e pessoal”, diz Moreira. A Embrapa Florestas foi convidada a participar e pode contribuir com parcerias para a execução do plano, o que nos permite estreitar o relacionamento entre as instituições”, afirma o pesquisador.

De acordo com Schaitza, o estado capixaba pretende elaborar, em 20 semanas, o seu plano estadual de desenvolvimento florestal, instrumento importante para subsidiar ações, acordos e parcerias no setor. “Floresta, possivelmente, é o produto econômico mais importante do estado capixaba, ocupando quase 20% da economia, e conta com empresas florestais grandes e pólo moveleiro e de cerâmica, setores que dependem da área florestal. No entanto, compra madeira da Bahia e de Minas Gerais. Segundo eles, estão disponíveis para plantio 140 mil hectares para expandir a base florestal e suprir a indústria do Espírito Santo”, conta. 

 

Pesquisador da Embrapa Florestas no ES

Schaitza adiantou também que serão ampliadas as possibilidades de cooperação. Uma delas será mediante um contrato com a Instituição Estadual de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Incaper): “Nós vamos ter um pesquisador da Embrapa Florestas residente no Espírito Santo. Pedro Arlindo Oliveira Galvêas é engenheiro agrônomo e sempre trabalhou com silvicultura florestal e foi recentemente designado pela Embrapa Sede para atuar pela Embrapa Florestas no desenvolvimento de ações e acompanhamentos de trabalhos junto à Incaper no Estado".

 

Parcerias institucionais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

São favoráveis ao alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a troca de conhecimentos, experiências e tecnologia, por meio de parcerias dedicadas à maior eficiência de utilização dos recursos do planeta na produção (ODS 17, 12, 15 e 8). Para mais informações, acesse aqui.

Manuela Bergamim (MTb 1951-ES)
Embrapa Florestas

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ods