31/05/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Caravana Embrapa FertBrasil estará no Tocantins em junho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: divulgação evento

divulgação evento -

O tema central será o uso de fertilizantes, um dos insumos que mais pesam nos custos de produção de grãos

 

Depois de passar por dezenas de municípios brasileiros, a Caravana Embrapa FertBrasil chega ao Tocantins. A capital Palmas e o município de Pedro Afonso, um dos mais importantes para a agropecuária tocantinense, foram os locais escolhidos para receber as discussões nos dias 13 e 14 de junho. A ideia é levar, sobretudo a produtores rurais e a técnicos, informações técnicas atualizadas sobre fertilizantes e sobre como utilizá-los de maneira mais econômica e eficiente.

Sergio Abud trabalha com transferência de tecnologia na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e é um dos coordenadores da caravana. Segundo ele, “um dos objetivos é percorrer as diversas áreas produtoras no Brasil, considerando as características de cada região (com os solos do Matopiba, do Sul do Brasil e também da região Central do país) e buscando levar informações para os produtores para que eles possam ser mais eficientes no uso dos fertilizantes”.

Como consequência, continua, “amenizar o impacto que esses fertilizantes têm no custo de produção. Tudo isso porque as diversas áreas produtoras do Brasil têm características distintas, não só de solo, como de sistemas de cultivo e de sistemas de produção com culturas diferentes”. A diversidade de conteúdos que os profissionais da Embrapa estão compartilhando durante a caravana leva em conta as especificidades de cada local por onde passam.

 

Inscrições

A participação na caravana é gratuita. Os públicos prioritários são produtores rurais e técnicos que atuam no Tocantins. Para inscrição no evento de Palmas, marcado para o auditório da Embrapa, acesse embrapa.br/caravana-fertbrasil/palmas. Já para inscrição no evento de Pedro Afonso, que será no auditório da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), o link é o embrapa.br/caravana-fertbrasil/pedro-afonso.

A caravana já percorreu municípios de quatro das cinco regiões do país: começou pelo Centro-Oeste em maio de 2022, passou pelo Sudeste e pelo Sul e, neste ano, chegou ao Norte e ainda marcará presença no Nordeste brasileiro. De acordo com Sergio Abud, os participantes “têm demonstrado grande interesse pelas informações, até mesmo porque os pesquisadores e os especialistas selecionaram conteúdos de forma bem aplicada, que o produtor pode usar no seu dia a dia, tirando as principais dúvidas em relação às especificações de cada um dos cinco módulos”.

O conteúdo técnico da caravana é dividido em cinco módulos: 1) ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?; 2) boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes; 3) novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas; 4) uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para manejo sustentável da agropecuária; e 5) tecnologias e práticas de manejo de plantas para sustentabilidade agroambiental. Os palestrantes são pesquisadores de diferentes Unidades da Embrapa e a moderação das discussões caberá a Sergio Abud.

 

Contexto

O Brasil atualmente consome cerca de 8,5% dos fertilizantes de todo o mundo, sendo o quarto maior usuário. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo. Esses países são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola.

No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes.  A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

A caravana pode ser vista como uma etapa de conscientização e de sensibilização sobre a necessidade de eficiência no uso de fertilizantes e também sobre o manejo e a conservação de solo e água na atividade rural. Todos esses itens colaboram para uma agropecuária com maior sustentabilidade nos três tradicionais pilares: ambiental; econômico; e social.

Como resultados do trabalho que está sendo desenvolvido por meio da Caravana Embrapa FertBrasil, Sergio Abud espera “que o Brasil consiga ter uma grande economia na importação devido ao uso mais eficiente desses fertilizantes, que pode proporcionar até 20% de economia no gasto com esse insumo nas lavouras”. E acrescenta “uma melhoria também na produtividade, evitando as perdas por estresse e por outras causas ligadas ao manejo do solo”.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por iniciativa da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Embrapa e da Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert, além dos correalizadores regionais NOOA e Coapa.

 

Serviço 1:

O que: Caravana Embrapa FertBrasil em Palmas-TO

Quando: 13 de junho, terça-feira, das 7h30 às 12h30

Onde: auditório da Embrapa

Mais informações: https://www.embrapa.br/pesca-e-aquicultura/busca-de-eventos/-/evento/476093/caravana-embrapa---palmasto

Serviço 2:

O que: Caravana Embrapa FertBrasil em Pedro Afonso-TO

Quando: 14 de junho, quarta-feira, das 7h30 às 12h30

Onde: auditório da Coapa

Mais informações: https://www.embrapa.br/pesca-e-aquicultura/busca-de-eventos/-/evento/476094/caravana-embrapa-fertibrasil-pedro-afonsoto

Observação: a programação é a mesma nos dois dias e envolve os seguintes temas, sempre com a moderação de Sergio Abud

- primeiro módulo - ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?, com Ademir Fontana, pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ)

- segundo módulo - boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, com Rafael Nunes, pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF)

- terceiro módulo - novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas, com Jerri Zilli, pesquisador da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ)

- quarto módulo - uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para manejo sustentável da agropecuária, com Luciano Gebler, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS)

- quinto módulo - tecnologias e práticas de manejo de plantas para sustentabilidade agroambiental, com Emerson Borghi, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 99952-5917

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventofertilizantescaravanafertbrasil