02/06/23 |   Transferência de Tecnologia

Semiárido Mineiro vive transformações com tecnologias agropecuárias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marina Torres

Marina Torres -

A realidade de propriedades rurais do Semiárido Mineiro tem sido transformada a partir de um projeto de transferência de tecnologias agropecuárias.

O trabalho, que surgiu a partir de demandas de produtores, é estruturado com parcerias de diversas instituições e coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). São avaliadas e validadas cultivares e práticas agrícolas que apresentam os melhores resultados na região.

Alternativas como Integração Lavoura-Pecuária (ILP), recuperação de pastagens e produção de silagem têm garantido a alimentação de rebanhos durante todo o ano em propriedades que passam por longos períodos de estiagem.

A implantação das tecnologias em áreas que funcionam como Unidades Demonstrativas (UDs) é feita com assistência técnica da Emater-MG e do Senar Minas. Assim, os produtores têm acompanhamento, recebem orientações e podem desenvolver as atividades recomendadas pela Embrapa com maior segurança e bons resultados.

Dessa forma, quem já perdeu animais por causa da seca hoje produz alimento suficiente para seu rebanho e pode até vender silagem, como é o caso do produtor Jorge Gonçalves, do município de Francisco Badaró-MG. “A gente faz a silagem. Eu dou pros meus animais e ainda passo para alguns vizinhos que procuram, porque não têm pastagem suficiente, e ainda salvo o gado deles”, conta Jorge.

Ao perceberem os resultados com a implantação de tecnologias em propriedades da região, outros produtores também se interessam em adotar as práticas agrícolas indicadas, como a reforma e a adubação de pastagens. Assim, as transformações se propagam em diversos municípios. “O agricultor ainda tem aquela questão: preciso ver para crer. Quando ele começa a ver o vizinho prosperar, começa também a implantar as tecnologias”, afirma o extensionista da Emater-MG Guilherme Sales.

Um documentário produzido pela Embrapa Milho e Sorgo apresenta depoimentos e resultados do trabalho realizado na região.

 

“O principal objetivo da Embrapa, além de gerar tecnologias para o setor agropecuário, é fazer chegarem essas tecnologias ao produtor rural”, explica o agrônomo Marco Aurélio Noce. Ele coordena o projeto Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro, que hoje tem dezenas de unidades implantadas no Vale do Jequitinhonha.

Confira o vídeo no link: https://youtu.be/T13nu2XVWp4

Parcerias

O projeto Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro, coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo, conta com uma rede de parcerias, que envolve AnaterEmater-MGSenarSebraeEpamigInstituto Federal do Norte de Minas Gerais, sindicatos rurais e Nova Ambaj (Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha).

Marina Torres (MTb 08577/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

semiaridotecnologias-agropecuarias