05/06/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Agrobalsas 2023 reconhece contribuição de pesquisadores da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Este ano o Agrobalsas completou 19 anos e a Fundação que o promove, a Fapcen, 30 anos de atuação na região. O evento foi uma celebração dessa trajetória de sucesso e um reconhecimento a todos que contribuíram para essa história, tendo como tema "Responsabilidades Compartilhadas". O evento reúne produtores e agentes do agronegócio de todo o Maranhão e do Brasil para discutir tendências, tecnologias e oportunidades do setor.

A Embrapa foi bastante citada e referenciada nas homenagens na abertura como uma das instituições responsáveis pela consolidação do que é hoje a maior fronteira agrícola do País, especialmente a Embrapa Soja, que iniciou todo esse trabalho com a produção de grãos, e a Embrapa Meio Norte, que introduziu o conceito de Integração Lavoura-pecuária na região.  

Além da Embrapa como instituição, os pesquisadores Marcos Teixeira, da Embrapa Meio-Norte, Maurício Meyer, da Embrapa Soja, e Dirceu Klepker, da Embrapa Cocais, também foram agraciados com comendas de reconhecimento. Houve reconhecimento especial para o pesquisador Irineu Alcides Bays (in memoriam), da Embrapa Soja, que teve uma participação crucial no desbravamento da região.

O Maranhão já tem mais de 2,5 milhões de ha com milho e soja, e o porto do Itaqui já é o segundo maior destino da soja exportada no País, atrás apenas do porto de Santos, e está em franco desenvolvimento. "Essa realidade é fruto do trabalho de décadas de pesquisa, destaca o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim. A Unidade da Embrapa.no Maranhão conta com a Unidade Experimental de Pesquisa - UEP em Balsas, que marcou o sucesso da soja em solos maranhenses e tem hoje seus estudos focados na soja e em culturas associadas aos sistemas de produção de grãos, incluindo milho, feijão, sorgo, milheto, algodão, entre outros. 

Agenda da Embrapa Cocais

Durante a permanência em Balsas, gestores e pesquisadores da Embrapa Cocais realizaram agenda bastante produtiva na região. “Tivemos agenda do Labex Europa com os parceiros da Aprosoja-MA para discutir os desafios da produção sustentável no mercado internacional de commodities. Também foram realizadas visitas a produtores de grãos e a um produtor que está à frente da construção de um grande abatedouro para 500 bovinos/dia, o que vai dinamizar a Integração-Lavoura-Pecuária. Ainda tivemos várias interações com parceiros, com destaque para a visita do deputado federal Márcio Honaiser com boas perspectivas de apoio à região”, atualizou o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim.

 

Contexto histórico e atual

Além de dezenas de cultivares de soja adaptadas às condições edafoclimáticas locais e que impactaram fortemente no desenvolvimento regional ao longo de décadas pela Embrapa, diversas tecnologias de manejo da cultura da soja vêm sendo desenvolvidas e difundidas para os produtores locais.

Na segunda metade da década de 80, houve expansão da agricultura graças às tecnologias agropecuárias adaptadas e desenvolvidas pelas pesquisas realizadas pela Embrapa, que transformou os solos de Cerrado com baixa fertilidade natural em aptos para a produção mecanizada de grãos.

A partir de 1997, vêm sendo realizados estudos de manejo da fertilidade do solo no intuito de dar sustentação à atividade agrícola com enfoque em sistemas de produção de soja e de culturas associadas. Esses estudos contribuíram para se explorar melhor o potencial produtivo das cultivares desenvolvidas e adaptadas à região e proporcionar maior sustentabilidade aos sistemas de produção.

Atualmente são cultivados mais de um milhão de hectares de soja no Maranhão, além de aumentos significativos de culturas associadas ao sistema de produção de grãos, incluindo milho, feijão, sorgo, milheto e algodão, entre outras, e ainda a Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

“O aumento da área cultivada com soja ao longo dos anos vem viabilizando a sua industrialização, gerando subprodutos para a alimentação animal, fabricação de rações e maior demanda por milho e, conseqüentemente, agregação de valor, geração de empregos e renda, principalmente para a população local, favorecendo a inclusão social”, explica Klepker.

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2241

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens