06/06/23 |   Gestão ambiental e territorial

Avaliação das águas do Rio Pindaré na Amazônia Maranhense mostra presença de fósforo e nitrato

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carlos Quartaroli

Carlos Quartaroli - Rio da Água Preta, um dos afluentes do Rio Pindaré

Rio da Água Preta, um dos afluentes do Rio Pindaré

Estudo abrange porção amazônica no Maranhão com assentamentos rurais
Há maior tendência de concentrações de compostos nitrogenados no período chuvoso
Presença de fósforo na água está relacionada a processos naturais, como dissolução de rochas, carreamento do solo, decomposição de matéria orgânica, chuva) ou antropogênicos, como lançamento de esgotos, detergentes, fertilizantes e pesticidas

 

Estudo realizado no Rio Pindaré, no Maranhão, analisou dados de compostos de nitrogênio e de fósforo presentes na água, para avaliar a qualidade ambiental e hídrica da Bacia do Rio Pindaré, especificamente para os municípios de Alto Alegre do Pindaré – Tufilândia e Pindaré-Mirim, discutindo dados destes compostos, obtidos das avaliações in loco, na água da Sub-bacia do Rio da Água Preta, um dos principais afluentes do Rio Pindaré, nos municípios de Zé Doca e Governador Newton Bello. A discussão conjunta dos dados das duas áreas integrou informações para subsidiar propostas de conservação e gerenciamento dos recursos hídricos na região, com foco nas populações mais vulneráveis, particularmente dos assentamentos rurais, muito comuns na Amazônia maranhense. 

Essa sub-bacia foi escolhida por se inserir na porção amazônica do estado do Maranhão e por conter diversos assentamentos rurais, com pastagem como base agropecuária, com baixíssima presença de áreas agrícolas. O Maranhão é um estado detentor de grande potencial hídrico, possuindo 12 bacias hidrográficas. No entanto, não é suficiente para garantir o fornecimento de água com qualidade para as diversas necessidades dos maranhenses. 

Em razão do crescimento populacional, do aumento da atividade agropecuária e uso não sustentável dos seus recursos naturais, a Bacia do Rio Pindaré vem sofrendo diversos tipos de impactos ambientais que incluem desmatamento, erosão do solo, lançamento de rejeitos contendo esgotos domésticos, fertilizantes e pesticidas.  Os efeitos das atividades humanas na qualidade da água são, normalmente, complexos e específicos para cada região, dependendo de uma série de fatores físico-químicos e biológicos. 

Para o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Marco Gomes, “merece atenção o fato de que todos os valores apresentados estão acima do limite permitido, indicando que existem fontes de caráter antrópico contribuindo para o processo de aumento do fósforo na água, tendo por consequência o processo de eutrofização”.

É importante ressaltar que o nitrato é a forma mais estável de nitrogênio no ambiente e ocorre nas águas naturais e nos lagos, podendo aumentar significativamente se os compostos nitrogenados forem carreados para os rios e lagos, proveniente de fertilizantes, atividades agrícolas ou água de esgoto. Há uma tendência de maiores concentrações desses compostos durante o período chuvoso, o que pode estar relacionado ao aumento da decomposição da matéria orgânica em razão do aumento da umidade, associado ao escoamento superficial de adubos e fertilizantes nitrogenados e fosfatados provenientes de áreas cultivadas a montante, incluindo a sub-bacia do Rio da Água Preta. O fósforo total apresentou picos mais elevados de concentração no período chuvoso para os três municípios, com destacados valores de precipitação para abril de 2020, como também de março e dezembro de 2021.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Lauro Pereira, as microbacias sob influência de pastagens apresentaram menores concentrações nitrogênio na forma de nitrato. Um indicativo auxiliar para compreender esses níveis elevados pode estar relacionado ao processo de queimadas sequenciais para conversão de áreas de vegetação secundária. Em 2021, no entanto, ocorreu uma concentração mais elevada no período chuvoso em comparação com o período seco no ponto em Zé Doca e Governador Newton Bello, o que reflete o processo de nitrificação favorecido pela aeração da coluna de água e confirmado pelo elevado índice pluviométrico em março. 

O fosfato, da mesma forma que o fósforo total, apresentou baixas concentrações durante o período chuvoso para os dois pontos. A Bacia do Rio Pindaré foi identificada como a que mais contribui com fósforo total para as baías de São Marcos e São José. Isso se deve ao fato de que o Rio Pindaré apresenta maior precipitação, escoamento com fluxo elevado, com altas cargas de transporte de material de diversas origens. Por ser parte integrante dessa bacia, o Rio da Água Preta pode sofrer influência destas características, associado a eventos de dinâmica de uso e cobertura da terra, como também pelo manejo inadequado do solo, apresentando assim valores anômalos de fosfato, como também de nitrogênio total, como o que ocorreu no período seco de 2019. 

Para entendimento dos valores de fósforo e o que eles indicam para o ambiente aquático, é necessário saber que esse elemento se encontra, naturalmente, nas formações rochosas, usualmente na forma de fosfato. Por terem alto valor nutritivo para plantas e animais, são utilizados em fertilizantes e como complementos alimentares para animais, entre outros. Altas concentrações de fosfato em águas superficiais podem indicar afluxo de fertilizantes, descarga de esgoto doméstico ou a presença de efluentes industriais ou detergentes. Quando essas altas concentrações persistem, algas e outras vidas aquáticas começam a proliferar, eventualmente levando a uma queda na concentração de oxigênio dissolvido na água, devido à aceleração da decomposição de matéria orgânica. Isso afeta sensivelmente a qualidade da água, sobretudo para consumo humano. 

Também participaram do estudo publicado na Revista Terceira Margem AmazôniaAntonio Leal Silva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Anderson Pereira da Embrapa Meio Ambiente,  Sérgio Tôsto da Embrapa territorial e Pedro Moreira de Sousa Junior da UFRA. Acesso aqui.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 33112608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/