07/06/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa planeja cooperação técnica com OCB para transferência de tecnologia no Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Reunião ocorreu na Embrapa Amazônia Ocidental

Reunião ocorreu na Embrapa Amazônia Ocidental

Visando fortalecer a transferência de tecnologias aos agricultores familiares do Amazonas, a Embrapa Amazônia Ocidental está em fase de formalização de acordo de cooperação técnica com o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) para atuar nas cooperativas dos municípios da região metropolitana de Manaus.

Para discutir a parceria institucional, Cláudia Sampaio, superintendente do Sistema OCB, e Heline Maia, gerente de desenvolvimento de cooperativa, estiveram reunidas, nesta terça-feira, 6/6, na Embrapa, com José Olenilson Pinheiro, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, com Kátia Emídio, chefe de P&D,  e demais técnicos da empresa.

Segundo Pinheiro, o acordo de cooperação técnica com a OCB contribuirá para a transferência de tecnologia junto aos agricultores vinculados às cooperativas de produtores mais organizadas. “Inicialmente, pretende-se fazer um trabalho piloto nos municípios de Manacapuru, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo”, informa.

Cláudia Sampaio explica que o papel da OCB será identificar as cooperativas para um trabalho piloto nos municípios prioritários.  Será feito um mapeamento da real necessidade das cooperativas e a Embrapa atuará em conjunto na transferência de tecnologias. “O primeiro passo será identificar quais tecnologias que as cooperativas gostariam de receber para que sejam efetivamente adotadas atendendo aos interesses dos produtores rurais”, explica.

O interesse para a parceria, explica Sampaio, deve-se à necessidade de melhoria na agricultura familiar amazonense. A OCB está presente em todos os estados do Brasil e no Amazonas encontra-se em 27 municípios e conta com mais de 2 mil associados. Atua no estado para levar benefícios para as pessoas por meio do cooperativismo, buscando conquistas junto a diversos setores, entidades e aos poderes executivo, legislativo e judiciário. O objetivo é desenvolver práticas para o desenvolvimento social e econômico sobre o viés cooperativista.

 

Maria José Tupinambá Lira (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

parceriaocbcooperativa