07/06/23 |

Embrapa apresenta soluções tecnológicas para cajucultura e caprinovinocultura no PECNordeste 2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A 26ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária - PECNordeste ocorrerá entre os dias 15 e 17 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O PECNordeste busca capacitar produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários dos setores produtivos, abordando temáticas relevantes para o agronegócio nordestino. 
Com a Embrapa, a mostra apresentará as soluções tecnológicas desenvolvidas para a cajucultura e caprinovinocultura, cadeias produtivas de alta relevância para a economia do Ceará e região. Além de palestras, a Embrapa contará com stand na feira, com demonstração de tecnologias e degustação de produtos como chopp de caju, cajuína, queijo de cabra e kafta de fibra de caju. Os produtos são produzidos por empresas que utilizam tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. 
“O PECNordeste procura trazer novidades para apresentar aos pequenos, médios e grandes produtores. Com as palestras, proporcionaremos momentos para a discussão dos problemas, pois se queremos superá-los, estes têm que ser discutidos. E ainda, momentos de capacitação, principalmente para os pequenos produtores”, destaca Gustavo Saavedra, chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical  (Fortaleza-CE).
Para a fruticultura, a Embrapa Agroindústria Tropical realiza a exposição de saberes e tecnologias destinadas à agregação de valor para a cajucultura, por meio de minicursos, palestras e mesas redondas. Na sexta-feira, 16, a abordagem da cadeia produtiva do caju inicia com os minicursos “Cajucultura de Alta Performance” e “Nutrição do Cajueiro”, ministrados pelos pesquisadores Luiz Serrano e Carlos Taniguchi, respectivamente. 
No sábado, 17, Gustavo Saavedra mediará a palestra “Cajucultura: Uma cadeia repleta de oportunidades, mas com muitos desafios e ameaças", que apresenta o panorama do cultivo de caju no Ceará e no Nordeste.
Com a participação de Aline Saraiva, chefe adjunta de Transferência de Tecnologias da Unidade, o Encontro Mulheres no Agro realiza a mesa redonda sobre as marcas da participação feminina no Agro com sustentabilidade, tecnologia, inovação e exportação.
A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) estará presente no PEC Nordeste durante a programação do painel técnico sobre Caprinovinocultura e com apresentação de tecnologias e material de orientação a produtores rurais no stand institucional. No painel, a pesquisadora Ana Clara Cavalcante será mediadora da palestra “Cultivo e uso de plantas forrageiras adaptadas ao Semiárido na alimentação de caprinos e ovinos”, que será apresentada pelo produtor rural e consultor Raimundo Reis Filho, no sábado (17), às 11h10. O painel também contará com palestra da zootecnista Ana Milena Lima, bolsista de Desenvolvimento Científico Regional na Embrapa Caprinos e Ovinos, que abordará aspectos sanitários e práticas zootécnicas para caprinovinocultura no Nordeste, também no sábado, a partir das 9h50.
Os visitantes do PEC Nordeste terão acesso guiado, no stand, a equipamentos de laboratório para conhecerem o funcionamento do Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri) - https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/4212/assessonutri, solução tecnológica que oferece recomendações de manejo nutricional para rebanhos, a partir da análise de nutrientes obtidas pela coleta de fezes dos animais. Os equipamentos também servirão para apresentação de tecnologias ligadas a controle de verminose e reprodução animal em caprinos e ovinos.
No stand também serão disponibilizados exemplares das cartilhas de orientação técnica desenvolvidas pela Embrapa no âmbito do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O material traz recomendações de manejo para produção de caprinos e ovinos, com destaque para temáticas como controle de doenças, seleção de animais para reprodução, planejamento alimentar para rebanhos, fabricação de queijos de leite de cabra, gestão da propriedade e sistemas integrados de produção.
Além das orientações, as publicações trazem relatos de produtores rurais do Semiárido brasileiro que são usuários das soluções tecnológicas abordados em cada uma das cartilhas. O material também está disponível para download em: https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/publicacoes/cartilhas. No stand, serão exibidos, ainda, vídeos produzidos pelo PDHC, que podem ser visualizados no canal da Embrapa no YouTube:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLoelF-OuDCfEu_Bu2taXmTusC_FGrXzgm


Acesse o portal do PECNordeste 2023 e saiba mais!

Sobre o PECNordeste


O PECNordeste é um evento do agronegócio promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/ce), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará ( Sebrae/ce) e pelos sindicatos rurais, que busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor. O seminário aborda temáticas relevantes para o agronegócio nordestino e traz debates de temas que impactam o dia a dia do produtor rural e suas atividades. 

SERVIÇO

Embrapa no PECNordeste:
*Participação das Unidades Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza CE), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG)

15 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
Oficina: Palestra - Introdução e avaliação de base genética de eucaliptos e mogno africano no Ceará
Horário: 14h às 17h30min
Local: Sala 2: Mezanino 1 (1º andar)
Instrutor: Diva Correia - Pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical


16 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
Oficina: Minicurso - Cajucultura em Alta Performance
Horário: 8h30min às 12h
Local: Sala 02 Mezanino I (Em frente ao Auditório 8)
Instrutor: Luiz Augusto Lopes Serrano - Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical

Oficina: Minicurso - Nutrição de cajueiro
Horário: 13h às 17h
Local: Sala 02 Mezanino I (Em frente ao auditório 8)
Instrutor: Carlos Alberto Kenji Taniguchi - Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical 


17 DE JUNHO (SÁBADO)
Oficina: Palestra: Cajucultura: Uma cadeia repleta de oportunidades, mas com muitos desafios e ameaças
Horário: 08h20min às 09h10min
Local: Auditório 02 Mezanino 1 (1º andar
Instrutor: Gustavo Adolfo Saavedra Pinto - Pesquisador e chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical. 

Oficina: Palestra: A cadeia produtiva da cajucultura: Ameaças, desafios e perspectivas 
Horário: 10h20min às 11h10min
Local: Sala 02 Mezanino I (Em frente ao auditório 8)
Instrutor: Lucas Antonio de Sousa Leite - Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical 

Oficina: Painel: Os caminhos para uma cajucultura moderna
Horário: 10h20min às 11h10min
Local: Auditório 02 Mezanino I (1º andar)
Instrutor: Gustavo Adolfo Saavedra Pinto - Pesquisador e chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical 

Oficina: Mesa Redonda: Sustentabilidade, tecnologia, inovação e exportação - marcas da participação feminina no Agro 
Horário: 09h15min às 10h10min
Local: Auditório 08 Mezanino I (1° andar)
Instrutor: Aline Saraiva Teixeira - Chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical

Palestra: Caprinovinocultura no Nordeste: aspectos sanitários e práticas zootécnicas
Horário: 09h50min às 11h
Local: Auditório 09/10 Mezanino II (2º andar)
Palestrante: Ana Milena César Lima - Bolsista de desenvolvimento científico regional nível C (CNPq/Funcap) na Embrapa Caprinos e Ovinos

Palestra: Cultivo e uso de plantas forrageiras adaptadas ao Semiárido na alimentação de caprinos e ovinos
Horário: 11h10min às 12h10min
Local: Auditório 09/10 Mezanino II (2º andar)
Mediadora: Ana Clara Rodrigues Cavalcante - Chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Oficina: Palestra: Pecuária de baixa emissão de carbono
Horário: 14h às 15h20min
Local: Auditório 08 Mezanino II (2º andar)
Instrutor: Roberto Giolo de Almeida - Pesquisador da Embrapa Gado de Corte
Oficina: Palestra: Da cria ao abate: mais eficiência, mais lucro! Ferramentas de genética aplicada nas mãos do produtor de gado de corte
Horário: 15h30min às 16h50min 
Local: Auditório 08 Mezanino II (2º andar)
Instrutor: Antônio do Nascimento Ferreira Rosa - Pesquisador e chefe geral da Embrapa Gado de Corte


Confira a programação geral do PECNordeste 2023 AQUI

Verônica Freire (MTb 01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 3391.7116

LIndemberg Bernardo Estagiário
Embrapa Agroindústria Tropical

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7487

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pecnordeste