12/06/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Mulheres cientistas da Embrapa são homenageadas em Feira de Ciências

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Presidente da Embrapa, a primeira mulher a ocupar o cargo, foi homenageada pelas estudantes

Presidente da Embrapa, a primeira mulher a ocupar o cargo, foi homenageada pelas estudantes

A participação feminina na ciência sempre vislumbrou descobertas revolucionárias. A Embrapa conta, em seu efetivo, com um expressivo time de mulheres cientistas e segue fomentando a presença de mais mulheres no universo da pesquisa. No último sábado, 10, a Embrapa Agroindústria Tropical foi tema da Feira de Ciências do Colégio Master, em Fortaleza, que abordou a participação de mulheres na ciência.

Segundo Lia Soares, mãe de uma das estudantes e uma das organizadoras do evento, falar de ciência através da vivência é a forma mais gratificante de ensinar e aprender. “Se as meninas não tivessem tido o contato com a Embrapa, dificilmente teriam compreendido a dimensão e importância do conteúdo que estavam abordando na feira”, complementa.

No mês passado, um grupo de alunas da instituição realizou uma visita à sede da Embrapa Agroindústria Tropical, em que puderam conhecer mais sobre o trabalho da Unidade. Além disso, participaram de uma palestra com o tema "Mulheres na Ciência", ministrada pela pesquisadora Nivia Dias. Para Nivia, é extremamente importante relatar a trajetória das mulheres na pesquisa científica para inspirar meninas e aproximá-las da ciência que foi vista tradicionamelmente como uma carreira dominada por homens.  

“A visita foi essencial para montarmos uma linha de raciocínio e estruturarmos a apresentação com foco e segurança. A Embrapa nos forneceu o conteúdo e ferramentas necessárias para o desenvolvimento da feira. Por meio da visita foi possível entender melhor o tema e consequentemente expor de forma mais sincera, fiel e segura”, comenta Lia Soares.

Durante o evento no Colégio Master, as estudantes repassaram os conhecimentos aprendidos durante a visitação à Embrapa. Foram homenageadas grandes pesquisadoras como Johanna Dobereiner, pioneira em pesquisas sobre biologia do solo; Silvia Massruhá, primeira mulher a presidir a Embrapa; Além de Nivia Dias e Roselayne Furtado, pesquisadoras da unidade Agroindústria Tropical.

Ricardo Moura (DRT 1618 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens