15/06/23 |

Valorização dos empregados será prioridade, afirmam novos diretores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernanda Diniz

Fernanda Diniz - Da esquerda para direita: Ana Euler, Clenio Pillon, Silvia Massruhá e Selma Beltrão

Da esquerda para direita: Ana Euler, Clenio Pillon, Silvia Massruhá e Selma Beltrão

Em reunião nesta quinta-feira (15), o Conselho de Administração da Embrapa (Consad) aprovou os planos de trabalho e empossou dois novos diretores-executivos. Agora, os nomes seguirão para publicação no Boletim de Comunicação Administrativa (BCA). Clenio Pillon e Selma Beltrão assumem a partir da próxima segunda-feira (19) as diretorias de Pesquisa e Inovação (DE-PI) e Pessoas, Serviços e Finanças (DE-PSF), respectivamente. Pillon ficará também à frente da Diretoria de Governança e Gestão (DE-GG) até que o novo gestor seja empossado.

Em seus discursos de posse, eles ressaltaram a valorização das pessoas como um dos principais compromissos da nova gestão com a presidente Silvia Massruhá e a diretora de Negócios, Ana Euler, empossada em 19 de maio. Todos os nomes são de carreira na Instituição e passaram pela aprovação do Consad e do Conselho de Elegibilidade (Coele).

Além do enfoque nas pessoas como principal capital da Empresa, Pillon e Selma destacaram também o compromisso com uma agricultura cada vez mais sustentável para os próximos 50 anos, baseada na pluralidade e no diálogo com todos os segmentos do setor produtivo e a sociedade. Prometeram ainda lutar pela recomposição orçamentária e fortalecer a participação da Embrapa no desenvolvimento agropecuário do País, especialmente no que se refere ao combate à fome e à redução das desigualdades sociais.

"É com muita honra e felicidade que passo a fazer parte desta nova gestão, que tem como marcas a governança humanizada e a forte presença feminina, uma vez que três dos cinco cargos de direção são ocupados por mulheres, e pela diversidade regional. Vamos trabalhar na valorização das pessoas, para criar um ambiente de trabalho saudável, ético, motivador e produtivo, bem como para ampliar as parcerias com as instituições do SNPA e os setores público e privado e pelo fortalecimento da integração entre as UDs", enfatizou Selma. Outro compromisso assumido é a recomposição do quadro de empregados.

A nova diretora deixa a representação dos empregados no Consad para assumir a DE-PSF no lugar da analista Mara Rocha Ribeiro.

Pillon também agradeceu a todos pela confiança e afirmou que a principal motivação para assumir a Diretoria de Pesquisa e Inovação é fortalecer ainda mais o papel da agricultura no desenvolvimento do País. “A partir do diálogo e da valorização das pessoas, das equipes e dos espaços de participação, usando estratégias inovadoras de construção do conhecimento e de gestão e em articulação às políticas públicas de forma transversal, vamos fortalecer as agendas de mercado, social e ambiental, com sinergia interna e em conjunto aos nossos parceiros nos ambientes de inovação. Vamos atuar na fronteira do conhecimento e em maior proximidade aos segmentos das cadeias agroalimentares, pecuárias e florestais e aos nossos públicos prioritários, visando contribuir para a sustentabilidade da agricultura e para o desenvolvimento do país”, destacou.

Pillon assume o cargo no lugar do pesquisador Guy de Capdeville, que permaneceu à frente da DE-PI de fevereiro de 2020 até maio de 2023.

A presidente Silvia Massruhá agradeceu ao Consad pela posse dos novos diretores, salientando que, com isso, a equipe está quase completa. "Juntos, vamos trabalhar de mãos dadas com os cinco milhões de produtores brasileiros em prol de uma agricultura cada vez mais pujante e humanizada. As diferentes ideias e experiêncas que fazem parte da bagagem de cada um de nós vão garantir uma gestão plural e inclusiva", complementou.

Estiveram presentes à posse o novo presidente do Consad, Carlos Augustin, e os conselheiros Tereza Vendramini, Luana Souza, Rafaelo Abritta e Paulo Alvin (on-line).

Saiba mais sobre os novos diretores

A analista da Superintendência de Comunicação (Sucom) Selma Lúcia Lira Beltrão é a nova diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças. Mestre em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB), foi gerente-geral da Unidade de Serviço Embrapa Informação Tecnológica, entre 2013 e 2018, sendo responsável pela execução de importantes programas e políticas públicas do governo federal. Selma foi eleita por dois mandatos consecutivos como representante dos empregados no Conselho de Administração da Embrapa (Consad), entre 2020 e 2023. Também faz parte do Conselho Deliberativo da Ceres, Fundação de Seguridade Social fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos, multipatrocinada e gestora de planos previdenciais, como da Embrapa, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Emater Minas Gerais, etc.

Selma possui experiência nas áreas de administração, governança, integridade e ética, políticas públicas, desenvolvimento territorial, agricultura familiar, sustentabilidade e educação. Na área de comunicação atuou com ênfase em: jornalismo, marketing, negócios, popularização da ciência, gestão e difusão da informação técnico-científica; gestão editorial, intercâmbio e construção do conhecimento. 

O pesquisador Clenio Nailto Pillon é o novo diretor-executivo de Pesquisa e Inovação. Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Solos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e agrônomo pela mesma instituição de ensino, onde também desempenhou a função de professor universitário. Pillon exerceu o cargo de chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), entre 2011 e 2019, e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, entre 2007 e 2011.

Natural de Santa Maria (RS), filho de agricultores, ingressou como pesquisador em 1999 na Embrapa Suínos e Aves. Na Embrapa Clima Temperado, além de atuar como membro de equipe, liderou vários projetos de captação externa por meio de acordos de cooperação técnica e financeira junto a empresas públicas e privadas e a agências de fomento e, ainda, junto ao Sistema Embrapa de Gestão.

 

Leia mais

Carlos Augustin toma posse como presidente do Consad

Ana Euler toma posse como nova Diretora de Negócios da Embrapa

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1516

Fernanda Diniz (MtB 4685/DF)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4364

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/