21/06/23 |   Geotecnologia  Gestão ambiental e territorial

Materiais cartográficos e estudos são entregues à Presidência da República

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert - O presidente Lula recebe mapa de Gustavo Spadotti e Luís Gonzaga

O presidente Lula recebe mapa de Gustavo Spadotti e Luís Gonzaga

A Embrapa Territorial apresentou à Presidência da República materiais cartográficos e estudos sobre o território brasileiro, com foco na produção agropecuária. As entregas aconteceram entre fevereiro e junho deste ano, a pedido do Palácio do Planalto.

O contato surgiu por causa de um mapa, produzido há alguns anos pela Unidade, e exposto em uma das paredes do Gabinete da Presidência. Ele chamou a atenção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que solicitou à sua assessoria providenciar a substituição do material por uma versão atualizada. A identificação da então Embrapa Monitoramento por Satélite impressa no material levou a assessora Soraia Ofugi Rodrigues a telefonar diretamente para a Unidade. Atendida pelo chefe-adjunto de Administração, Luís Gonzaga Alves de Souza, fez a solicitação dos mapas atualizados, que começaram a ser produzidos pela equipe técnica.

As peças impressas foram entregues em mãos ao presidente Lula pelo próprio Gonzaga e pelo chefe-geral da Unidade, Gustavo Spadotti, em 17 de março. Durante o encontro, o chefe do Executivo questionou os gestores sobre a situação da Empresa. Spadotti disse que há muitos projetos estratégicos em curso e resultados de impacto a serem entregues. Gonzaga falou sobre a situação dos recursos financeiros nos últimos anos e a necessidade de novos investimentos da instituição de pesquisa, a exemplo do que aconteceu com a execução do PAC Embrapa, de 2008 a 2012. 

O chefe-geral apresentou ao presidente e sua equipe alguns dos trabalhos realizados pela Embrapa Territorial, como as análises da evolução espaço-temporal do mundo rural, a logística e o comércio exterior dos produtos agropecuários brasileiros. O chefe-geral também lembrou que o centro de pesquisa apoiou a gestão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), executado nos primeiros governos de Lula, monitorando o andamento das obras com imagens de satélite e fazendo análises de contexto territorial. 

O presidente foi acompanhado, na reunião com os gestores da Embrapa Territorial, pelos assessores Clara Ant, Marco Aurélio Santana Ribeiro e Soraia Ofugi Rodrigues. A partir desse encontro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Gabinete da Presidência da República e o centro de pesquisa passaram a tratar da demanda do desenvolvimento de uma solução para organização, padronização e cruzamento de bancos de dados. De acordo com Spadotti, o produto para apoio às agendas e decisões estratégicas da Presidência da República e, justamente por isso, envolve um trabalho interministerial.

 

Novo trabalho em discussão


Em 30 de março, uma nova reunião aconteceu em Brasília, DF, desta vez incluindo também representantes da Vice-Presidência da República, dos ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Planejamento e Orçamento. Além de Spadotti, participaram das discussões para construção da proposta de trabalho, a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Alves Magalhães e o supervisor Carlos Alberto de Carvalho (Gite). “Tivemos uma experiência bastante produtiva no início dos anos de 2010 com o então Ministério do Planejamento no acompanhamento orbital das obras do PAC e de suas análises de contexto territorial. A expectativa agora frente aos novos desafios propostos pelo governo federal é de incorporarmos novas ferramentas tecnológicas de geotecnologias que surgiram ao longo dos últimos anos e trazer mais elementos de Inteligência Territorial Estratégica para as análises entre os projetos do governo e o meio natural, as regiões agrícolas, as áreas de atribuição das terras, as infraestruturas e as situações socioeconômicas”, disse Carvalho. 

Essa proposta de trabalho segue em construção, mas, em 5 junho, Spadotti entregou à equipe da Presidência da República um estudo sobre os 12 principais produtos da agropecuária nacional: algodão, aves, bovinos, café, cana-de-açúcar, laranja, leite, milho, ovos, soja, suínos e trigo. Foi feito o ranqueamento dos estados produtores e avaliado o impacto de cada um deles no Valor Bruto da Produção Agropecuária. “Essas entregas vêm ao encontro da nossa missão de ser um instrumento estratégico do Estado Brasileiro para apoiar a formulação de políticas públicas direcionadas à agropecuária. Ficamos felizes em seguir contribuindo para a relevância dessa agenda que nos é tão cara desde a nossa fundação”, disse o chefe-geral da Embrapa Territorial.

Também em 5 de junho, Spadotti apresentou os trabalhos feitos pela Unidade com foco no bioma Caatinga: o apoio à definição de áreas prioritárias para o programa AgroNordeste, a plataforma de combate à desertificação e o SITE Caatinga. Essa apresentação foi feita para os assessores da Presidência Soraia Rodrigues e José Felipe de Marques Guatura. Nesse mesmo dia, Gustavo participou da solenidade que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio do Planalto, juntamente com a presidente da Embrapa, Silvia Masshura.

Quadros com os mapas entregues em março estão expostos nos gabinetes da Presidência e da Vice-Presidência da República. As peças possuem o selo comemorativo dos 50 anos da Embrapa.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens