26/06/23 |   Manejo Integrado de Pragas

Embrapa participa de fórum global sobre controle biológico de pragas na África

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Guilherme Viana

Guilherme Viana - Pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo

Pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo

O pesquisador Ivan Cruzda Embrapa Milho e Sorgo, apresenta palestras em dois eventos que acontecem em Nairóbi, capital do Quênia, na África Oriental, na semana de 26 a 30 de junho. Organizados pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Fórum Global sobre Controle Biológico e o Workshop de Treinamento sobre Controle Biológico da Lagarta-do-Cartucho têm como objetivos compartilhar os resultados da pesquisa sobre o controle biológico; discutir o progresso, desafios e caminhos a seguir na expansão do biocontrole em cada região-alvo; e desenvolver um roteiro para ampliar o controle biológico na Ásia e África.

Segundo o convite enviado pela FAO, “o programa do fórum consiste em palestras principais, visitas de campo, sessões temáticas e uma sessão de resumo com recomendações de cada sessão temática. As sessões temáticas incidirão sobre agentes de biocontrole de artrópodes, microbianos e botânicos e semioquímicos”. O fórum global de controle biológico é organizado em colaboração com o Icipe (Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos). O evento deve reunir cerca de 75 participantes, incluindo pontos focais nacionais dos países envolvidos na Ação Global da FAO, parceiros técnicos e especialistas de instituições de pesquisa e academia, parceiros de recursos e representantes do setor privado.

 

Lagarta-do-cartucho na África

De acordo com informações divulgadas na carta-convite enviada à Embrapa, a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) foi detectada pela primeira vez fora de sua área nativa em seis países da África Ocidental em 2016: “Até 2022, a lagarta foi relatada em 78 países da África, Oriente Próximo e Ásia-Pacífico. A mariposa é uma praga generalista e a cepa encontrada fora de sua faixa endêmica utiliza principalmente o milho como hospedeiro primário. O impacto negativo da praga no rendimento do milho na área recém-invadida é imenso. Só na África, estima-se que a lagarta-do-cartucho cause perdas de produção no valor de US$ 9,4 bilhões por ano”, informa a carta.

 

Guilherme Viana (MTb 06566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

milhocontrole-biologico-de-pragas