29/06/23 |

Embrapa lança livro sobre experiências dos centros de pesquisa com relacionamento institucional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria Clara Guaraldo

Maria Clara Guaraldo - Primeiro volume da publicação de RIG foi lançado antes do início do encontro de gestores

Primeiro volume da publicação de RIG foi lançado antes do início do encontro de gestores

O evento também prestou homenagem a empregada Assunta Helena Sicoli, uma das editoras da obra, que faleceu em junho do ano passado.

 

Compartilhar as experiências no relacionamento institucional e governamental, apontando caminhos, desafios e realizações. Este é um dos objetivos do primeiro volume publicação da Embrapa “Relações institucionais e governamentais como estratégia para a inovação agropecuária”. Lançada no dia 26, como primeira atividade da abertura da reunião de gestores, no saguão da sede, o livro é uma obra coletiva que conta as experiências de várias Unidades no trabalho de contribuição da empresa para a construção de políticas públicas.

“No início de 2021, a então Secretaria de Relações Institucionais e Governamentais (Sire) convidou todas as Unidades da Embrapa a se engajarem na construção da obra, contando suas vivências na construção de parcerias junto ao parlamento, ministérios, governos estaduais, prefeituras, organizações da sociedade civil, entre outras instâncias representativas da sociedade que se traduziram em ações, projetos e políticas públicas voltadas para a agricultura”, explicou a chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais da Embrapa, Cynthia Cury.

Composto por 14 capítulos, o livro, disponível para download gratuito, traz as experiências das seguintes Unidades: Embrapa Acre, Embrapa Rondônia, Embrapa Cocais, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Semiárido, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Café, Embrapa Pantanal, Embrapa Solos, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Agrobiologia.

Além disso, conta com a colaboração de duas especialistas externas, Andréa Gozetto, abordando, em termos mais conceituais, a importância das relações institucionais e governamentais na formulação de políticas públicas, e Tânia Zanella, relatando a experiência de relações institucionais e governamentais do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O primeiro capítulo é dedicado ao relato da trajetória das relações institucionais e governamentais na Embrapa. Cynthia lembrou que se trata do primeiro volume e que as Unidades que não puderam participar, terão a oportunidade de contribuir no volume seguinte.

Entre as diversas experiências relatadas está o enfrentamento à doença do mormo, com o desenvolvimento de ações para avanço do diagnóstico de enfermidades ligadas a programas sanitários, iniciativa que reuniu cinco unidades de pesquisa e a Divisão de Defesa Sanitária Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Juntas, as instituições realizaram o planejamento e a execução de atividades de profilaxia, controle ou erradicação de enfermidades de impacto econômico, sanitário ou em saúde pública no País, fortalecendo as medidas para o diagnóstico do mormo e o desenvolvimento de métodos rápidos para uso no campo.

“As experiências compartilhadas demonstram o quanto é importante e necessário o engajamento da Embrapa na construção de relacionamentos institucionais nas diversas instâncias governamentais: federal, estaduais e municipais, assim como com ministérios públicos, câmaras municipais e estaduais, Senado Federal e Câmara dos Deputados”, ressalta Felipe Cardoso, supervisor de Relacionamento com o Poder Legislativo.

“Eu sei o quanto é importante essa articulação institucional e governamental que ocorre nas 43 Unidades Descentralizadas. Entendo que o segredo do sucesso da Embrapa é a pesquisa agropecuária, mas também essa articulação que acontece no âmbito institucional, que é muito importante para a construção de parcerias público-privadas, tão relevante para a instituição, afirmou a presidente Sílvia Massruhá, agradecendo aos gestores presentes pela disponibilidade no trabalho de articulação.

"A construção deste livro foi realizada de forma colaborativa, trazendo um olhar especial sobre a importância do relacionamento institucional e governamental da Embrapa na contribuição de políticas públicas alinhadas à missão da empresa", destacou uma das editoras, Ketruy Borges Venet, supervisora de Relaconamento com o Poder Executivo e Entidades de Representação.

Homenagem

Durante a solenidade de lançamento do livro, no saguão da sede da Embrapa, a diretora de Pessoas, Serviços e Finanças, Selma Beltrão, rendeu homenagem a analista Assunta Sicoli, junto com seus familiares que participaram do evento. “Muitos de nós que aqui estamos acompanhamos a sua dedicação quase exclusiva à Embrapa”, contou Selma.

Acesse aqui o livro e faça o download gratuito

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448 1516

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

articulacao-politico-institucional