03/07/23 |   Gestão Estratégica  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Câmara de Campinas homenageia Embrapa pelo aniversário de 50 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Graziella Galinari

Graziella Galinari - Stanley Oliveira, Luiz Rossini, Rogério de Melo e Gustavo Spadotti, com o diploma concedido pela Câmara Municipal de Campinas

Stanley Oliveira, Luiz Rossini, Rogério de Melo e Gustavo Spadotti, com o diploma concedido pela Câmara Municipal de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas concedeu diploma de Honra ao Mérito à Embrapa, pelos 50 anos da Empresa e por sua contribuição ao município paulista. A entrega da honraria aconteceu durante sessão solene realizada em 30 de junho, no auditório da instituição. “Quando a Câmara faz esse reconhecimento, o faz em nome da população campineira”, enfatizou o presidente da casa legislativa, Luiz Rossini, que foi o propositor da concessão do diploma, aprovada por unanimidade pelos vereadores. 

Em seu discurso, Rossini destacou a presença da Empresa em Campinas, com dois centros de pesquisa, a Embrapa Agricultura Digital e a Embrapa Territorial, além da Embrapa Meio Ambiente, localizada em Jaguariúna, município que compõe a região metropolitana. Ele elencou alguns dos trabalhos realizados por essas unidades, como o AgNest, o Sistema
Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar)
e os Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica

Representando o prefeito municipal, Dário Saadi, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rogério Menezes de Mello, declarou que “sem nenhum exagero, a Embrapa é um dos pilares do desenvolvimento nacional”. Mello falou sobre a convergência entre a agenda mundial de sustentabilidade e a agricultura. “A Embrapa foi pioneira em chamar a atenção para a visão de século XXI, ainda no final do século passado, e a aplicar a tecnologia para aumentar a produção reduzindo impactos ambientais. A agenda moderna é exatamente essa que a Embrapa semeou há 50 anos. Foi uma das primeiras com essa visão e isso contaminou outras instituições públicas e privadas com a visão de desenvolvimento integrado”, analisou. 

O discurso de Mello foi ao encontro da fala do chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti: “Nós trabalhamos em prol de um binômio indissociável, que é levar e dar a oportunidade aos nossos produtores rurais de serem protagonistas não só na produtividade, mas também na sustentabilidade da produção agropecuária”. Spadotti lembrou a iniciativa da Embrapa, nos anos 1970, de enviar jovens cientistas ao exterior para se capacitarem e, de volta ao Brasil, desenvolverem a pesquisa agropecuária brasileira. “Os 50 anos da Embrapa, que celebramos agora, é um marco que deixa claro que, com direcionamento, com estratégia, conseguimos vencer grandes desafios”, observou. 

O chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, Stanley de Medeiros Oliveira, pontuou que a tecnologia já responde por mais de 60% da produção agropecuária brasileira. Mas ponderou: “A tecnologia pela tecnologia não vai mudar a vida do produtor”. Ele frisou a importância da conexão entre agricultores, instituições de pesquisa e outros entes dos ecossistemas de inovação. Stanley também lembrou a importância da região de Campinas no cenário nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Nós estamos localizados no Vale do Silício brasileiro, que é uma região que respira tecnologia. Aqui, passa um corredor de inovação que começa em São José dos Campos, passa em Jaguariúna, Campinas, vai para Piracicaba, passa em São Carlos e termina em Ribeirão Preto. Ele está se tornando o corredor da agricultura tropical brasileira e modelo para outros estados e para outros países”, afirmou.

Stanley e Spadotti receberam o diploma em nome da Empresa. “Isso é pouco por tudo aquilo que a Embrapa realizou, vem realizando e vai continuar realizando nessa história já vitoriosa e, certamente, quem leva o nome da Embrapa são vocês, pesquisadores e funcionários de todas as áreas, que se dedicam às suas atividades com muita paixão. Então, recebam agora o reconhecimento da cidade de Campinas, através da Câmara Municipal, com a outorga desse diploma de honra ao mérito”, concluiu o presidente Rossini. 

Durante a sessão solene, foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-ministro Alysson Paolinelli

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

50-anos