27/06/23 |   Gestão ambiental e territorial

Estudantes da UFF aprendem estratégias para restauração ambiental

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Foto: Yasmin Alves

Yasmin Alves -

Estratégias de plantio a partir do uso de leguminosas inoculadas com microrganismos, coroamento com papelão para controle da matocompetição e semeadura direta para implantação de restauração ecológica. Essas foram algumas tecnologias apresentadas a cerca de 30 estudantes de áreas afins às ciências biológicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante um Dia de Campo na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) em 21 de junho. Inicialmente, o pesquisador Alexander Resende explicou os processos por trás das pesquisas com a fixação biológica de nitrogênio e os avanços ao longo dos anos, bem como o impacto nos resultados de recuperação de áreas degradadas. “Existem várias estratégias para resgatar nódulos e é isso que nós viemos fazendo ao longo do tempo. São praticamente 40 anos desse trabalho”, explica. 

Ana Clara Nunes, estudante do curso de Engenharia Ambiental de Recursos Hídricos da UFF, diz que gostou muito da experiência: “Sinto que todas as explicações vão agregar agora e futuramente. Foi um passeio incrível.” Lohan Elias, também estudante do mesmo curso concorda, dizendo que o Dia de Campo foi uma oportunidade especial de observar na prática o que é ensinado na sala de aula.

Os estudantes se mostraram participativos em todo o processo, fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre cada etapa da visitação, cursos oferecidos pela Embrapa e o funcionamento de pesquisas em pós-graduação na Unidade. Cada um deles recebeu uma cópia do livro Recuperação Ambiental em Áreas de Produção de Petróleo e Gás em Terra na Caatinga, fruto da parceria da Embrapa com a Petrobras, sob autoria dos pesquisadores Alexander Resende e Guilherme Chaer.

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Yasmin Alves (Estagiária de Jornalismo)
Embrapa Agrobiologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

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