04/07/23 |   Agroecologia e produção orgânica

Fazendinha Agroecológica Km 47 completa 30 anos. Comemorações serão nesta quarta, dia 5

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Yasmin Alves

Yasmin Alves -

A Fazendinha Agroecológica Km 47 está completando 30 anos em 2023 e, para celebrar, as instituições mantenedoras do espaço (Embrapa Agrobiologia, UFRRJ, CTUR e Pesagro-Rio) realizarão no local um evento de aniversário nesta quarta-feira, 5 de julho. A programação envolve desde a apresentação do histórico do espaço até homenagens, debates e mesa-redonda.

Pela manhã, será feita uma apresentação da linha do tempo da Fazendinha Agroecológica Km 47, seguida de considerações de representantes das quatro instituições mantenedoras do espaço. Logo depois, algumas homenagens serão prestadas e haverá também a fala de representantes de instituições de fomento à pesquisa (Capes, CNPq e Faperj) e de parceiros, como Emater-Rio e Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro. A manhã será encerrada com bolo de aniversário e confraternização dos presentes.

Na parte da tarde, está agendada uma mesa redonda sob o tema Perspectivas futuras da agricultura orgânica. A moderação será da pesquisadora Maria do Carmo de Araújo Fernandes, da Pesagro-Rio, com a participação de Marenilson Batista da Silva, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA); Virgínia Mendes Cipriano Lira, do Ministério da Agricultura (Mapa); Ghandi de Carvalho Pinto, da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio); e Fábio Ramos, do Instituto Brasil Orgânico.

Sustentabilidade

Um dos diferenciais do evento é a preocupação com a sustentabilidade, bandeira levantada pela Fazendinha desde sua origem. Para isso, serão utilizados copos e pratos de papel, bem como talheres de madeira. Além disso, grande parte da alimentação elaborada para a cerimônia será preparada pelos alunos do curso de hotelaria do CTUR, a partir do uso de alimentos oriundos da própria Fazendinha e de produtores familiares da região. Todos os resíduos gerados durante o evento serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores de Seropédica (Cootraser) ou serão aproveitados em processos de compostagem para uso na Fazendinha.

Dessa forma, as instituições parceiras contribuem para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU e para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) de número 2 (Fome zero e agricultura sustentável) e 12 (Consumo e produção responsáveis).

Confira abaixo a programação detalhada.

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fazendinha-agroecologicasipa