06/07/23 |

Via Satélite - Notas da edição 06/2023

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rita Miguel

Rita Miguel - Reunião com representantes da JICA, na Embrapa Territorial.

Reunião com representantes da JICA, na Embrapa Territorial.

Rede MAIS

A Embrapa foi uma das instituições participantes do Encontro Nacional de Usuários da Rede MAIS, evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nos dias 14 e 15 de junho, em Brasília (DF). A Rede MAIS reúne centenas de órgãos públicos de todo o País que integram o Programa Brasil MAIS e com isso têm acesso a imagens de satélites diárias de alta resolução de todo o território nacional, além de outros produtos geoespaciais.

Um dos pontos focais na Rede MAIS, o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital Júlio Esquerdo falou sobre a experiência da Empresa durante o Encontro Nacional de Usuários, com a apresentação de casos de uso e resultados gerados. O pesquisador destacou no evento o trabalho realizado por usuários de seis Unidades da Embrapa, com aplicações das imagens de satélite do Programa Brasil MAIS em projetos de agricultura de precisão, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), aquicultura e no TerraClass Cerrado e Amazônia, entre outras iniciativas. Na Embrapa Territorial, as imagens da constelação Planet, obtidas por meio do programa, serviram de apoio para validar o mapeamento de viveiros escavados no Paraná, um trabalho desenvolvido para o governo paranaense.


JICA

Um grupo de consultores contratados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) esteve na Embrapa Territorial, dia 22 de junho, para discutir possibilidades de colaboração no “Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro". A parceria envolve a Embrapa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a JICA, e visa ao desenvolvimento de uma plataforma de dados da agropecuária brasileira para disseminação de tecnologias e informações e a execução de três projetos-piloto nas cadeias produtivas de pecuária de corte, grãos e sistemas agroflorestais. 


Aquicultura 

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, esteve no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde se reuniu com a secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares, no dia 2 de junho. Na agenda da reunião, em Brasília, DF, estava a parceria para avanço na validação do mapeamento de viveiros escavados e uso dos dados pelo ministério. O trabalho conjunto deve envolver também o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Alan Rodrigues (MTb 2625 JP/CE)
Embrapa Territorial

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

curtas-viasatsem-destaque