07/07/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa realiza capacitação sobre Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) em Alagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivan Marinovic Brscan

Ivan Marinovic Brscan - Pesquisadores e analistas abordaram o gado de leite com foco na ILPF, inclusive na produção de leite orgânico.

Pesquisadores e analistas abordaram o gado de leite com foco na ILPF, inclusive na produção de leite orgânico.

A Embrapa realizou em Maceió e no município Chã Preta, Alagoas, nos dias 27 e 28 de junho, mais um módulo da capacitação de assessores, consultores, técnicos da Emater sobre Integração Lavoura Pecuária Floresta na zona da mata e agreste alagoanos.

O projeto da capacitação é uma parceria da Embrapa, Sebrae-AL e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, focando na utilização do eucalipto como componente arbóreos dos sistemas integrados.

A proposta tem o objetivo geral de ampliar a área utilizada com sistemas silvipastoris na Zona da Mata e Zona do Agreste de Alagoas, por meio da instalação de áreas demonstrativas e implementação de processo de capacitação continuada de assessores técnicos, os quais atenderão demandas de produtores para novos projetos com arranjos silvipastoris.

O Módulo oferecido tratou do tema ILPF em áreas de pecuária leiteira, e teve a contribuição de pesquisadores e analistas da Embrapa Tabuleiros Costeiros, da Embrapa Cerrados e Embrapa Florestas.

A pesquisadora Isabel Cristina Ferreira apresentou a palestra “Ganhos proporcionados pelo ILPF para o gado de leite”, seguida pelo analista Samuel Souza, que abordou o “Uso da Gliricídia em sistemas integrados, com foco em alimentação animal”.

A segunda parte do módulo focou na realidade da pecuária leiteira alagoana, com as palestras “Perfil de Produtores de Leite de Alagoas”, proferida pelos agrônomos do Sebrae e da Seagri/AL,  Marcos Fontes e Ademilson Neris,

O produtor rural Osmando Xavier, da Fazenda Timbaúba, abordou a “Produção de leite orgânico em Alagoas: desafios superados”,

A abertura do módulo teve a participação do Presidente do Conselho do Sebrae/AL e Presidente da Associação de Criadores do Estado de Alagoas, Domício Silva.

No segundo dia, os participantes participaram de discussões sobre o tema em Visita Técnica às URTs de sistemas integrados, na Fazenda São Sebastião do Bonito, no município de Chã Preta, Alagoas. Sendo recepcionados pelo produtor rural Álvaro Vasconcelos, parceiro no projeto da capacitação continuada. Os próximos módulos estão previstos para os meses de agosto, outubro e dezembro de 2023.

 

Walane Maria P. de Mello Ivo e Ivan Marinovic Brscan (1634/09/58/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 40091381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/