11/07/23 |   Agricultura familiar  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa realiza Oficina de Edamame na Expo Itaguaí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aline Bastos

Aline Bastos -

Na última sexta-feira, dia 7 de julho, a equipe técnica da Embrapa Agroindústria de Alimentos realizou uma oficina sobre “Processamento de Edamame em Vagens para Indústrias de Pequeno Porte” no Espaço Agro da Expo Itaguaí, a maior feira agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. A capacitação foi conduzida pela pesquisadora Renata Torrezan, com o apoio do técnico David Oliveira:

“Para o consumo do edamame (soja hortaliça) é fundamental seguir o passo a passo do processamento, a fim de manter a qualidade e a segurança, além de controlar os aspectos anti-nutricionais da soja. O resultado é a obtenção de um alimento de alto valor agregado, seguro e que atende um mercado em franca expansão”, explicou.

Durante a oficina realizada na Agro Cozinha do Produtor de Itaguaí, os participantes puderam acompanhar todas as etapas do processamento, desde a recepção, separação e lavagem da matéria-prima, passando pelo cozimento, resfriamento e centrifugação, até sua armazenagem ou congelamento, conforme publicação da Embrapa (clique aqui para acessá-la).

Também puderam apreciar o sabor da soja hortaliça. “Foi um sucesso! Sempre é uma honra recebê-los em nosso espaço, agregando conhecimento aos agricultores. Todos saíram muito satisfeitos”, concluiu Marcelle Miyahira da Costa, assessora da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Itaguaí.

Muito apreciada pela culinária japonesa, o edamame ainda é pouco conhecido pelo público nacional, o que ficou evidenciado durante a capacitação. “Tive a oportunidade de conhecer um alimento novo, muito nutritivo e com preparo bem simples. Foi uma oficina bem descontraída e fácil de entender, pois a professora explicou muito bem cada passo e tirou todas as dúvidas. Inclusive me interessei em fazer o plantio desta vagem para enriquecer a alimentação da família”, afirmou a produtora rural Geovana Silva, do Recanto Mazomba, localizado no município de Itaguaí. Regina Pinheiro, que também participou da atividade, destacou: “Achei muito interessante, foi uma novidade para mim, pois não o conhecia. Gostei do sabor da soja e de como o seu processamento foi ensinado”.

 

O edamame no Brasil

A soja hortaliça BRS 267 foi desenvolvida no âmbito do projeto de melhoramento genético da Embrapa, para obtenção de cultivares de soja com características especiais para a alimentação humana. Nos últimos anos, testes de campo realizados pela equipe da Embrapa possibilitaram que a variedade pudesse ser produzida por agricultores familiares dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santos, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia.

Até 2026, o projeto “Edamame brasileiro: tecnologias para a sua produção e novas opções para o seu consumo”, liderado pela pesquisadora Ilana Felberg, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, deve impulsionar o consumo da edamame (soja hortaliça) no país.

Para mais informações sobre o edamame (soja hortaliça), acesse o site: https://www.embrapa.br/soja/edamame

Para acessar gratuitamente o folheto sobre processamento de edamame (soja hortaliça), clique aqui.

Aline Bastos (MTb 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21969245854

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

soja-verdeedamamesoja-hortalicas