17/07/23 |   Pesca e aquicultura

Embrapa e Sepror promoveram visita técnica da piscicultura no I Workshop das Cadeias Produtivas do AM

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Visita à fazenda em Rio Preto da Eva, no Amazonas

Visita à fazenda em Rio Preto da Eva, no Amazonas

A Embrapa e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) promoveram nesta sexta-feira (14/7), visita técnica na fazenda Cantinho do Céu, em Rio Preto da Eva, AM, finalizando o Workshop das Cadeias Produtivas do Amazonas sobre Piscicultura. O evento reuniu mais de 100 pessoas do segmento da cadeia produtiva (piscicultores, donos de frigoríficos, restaurantes, pesquisadores e demais profissionais), realizando o intercâmbio de conhecimentos técnicos e gerenciais, visando buscar soluções e perspectivas ao setor.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidenta, José Olenilson Pinheiro e os pesquisadores Jony Dairiki e Fernanda Almeida participaram da visita na fazenda da senhora Brígida Athayde. No local há 22 tanques escavados para criação de tambaquis, matrinxãs e pirarucus utilizando tecnologias da Embrapa como aeradores para oxigenar os tanques da água e manejo dos peixes.

“A Embrapa está de portas abertas para os piscicultores e demais produtores do Amazonas” disse Olenilson, ao lado dos pesquisadores que trabalham na atividade. A Embrapa tem pesquisas com nutrição, sanidade, reprodução e sistema de produção de peixes. Fez o primeiro trabalho descrevendo a viabilidade econômica do tambaqui em 1994, desde então fez vários outros estudos, que possibilitou um sistema que produz 3 vezes mais na mesma área e ultimamente vem avançando nas pesquisas de melhoramento genético do tambaqui.

 “A gente pode ver aqui o investimento que o Governo do Amazonas está fazendo, por meio do Programa Agro Amazonas para a piscicultura, e que tem dado bons resultados. Essa propriedade possui aeradores que são subvencionados por doação onerosa, onde o piscicultor paga uma pequena parcela e o governo banca a maior parte do valor do equipamento”, detalhou o secretário de Produção, Petrucio Magalhães Júnior. Segundo ele, a determinação do governador Wilson Lima é que a cadeia da piscicultura possa transformar a economia do interior com geração de emprego e renda, e na melhoria da qualidade de vida do povo do estado.

Para o secretário de Produção Rural de Rio Preto da Eva, Eduardo Castelo Branco, os elos formados durante o workshop podem fortalecer a cadeia. “Estamos permitindo que os elos da cadeia se interajam. Isso é fundamental para que eles tenham sucesso, melhorem de vida e ganhem dinheiro. Com essa ação você consegue aproximar e permitir que as pessoas vejam a atividade da piscicultura como uma atividade mais profissional”, disse Eduardo.

Durante a visita, os mais de 100 participantes trocaram conhecimento, aprenderam novas técnicas de produção e tiraram dúvidas relevantes para serem aplicadas em seu dia a dia. O piscicultor Johames Bastos Guimarães, que há mais de 20 anos trabalha no setor, se mostrou grato a todo apoio que recebeu do Governo do Amazonas, como assistência técnica, alevinos, os aeradores, onde pagou só 20%.

O I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas tem por finalidade o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado. Além desta edição sobre piscicultura, já foram realizados encontros voltados para cadeias da banana, cupuaçu, castanha e abacaxi. As próximas edições do evento irão abordar açaí, pecuária sustentável, citros, guaraná, mandioca e olerícolas. O evento da piscicultura teve o apoio da Prefeitura de Rio Preto da Eva e participação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

pisciculturaworkshopcadeias-produtivas