25/07/23 |   Transferência de Tecnologia

Autora de emenda parlamentar para ações de transferência de tecnologia e inovação é homenageada pela Embrapa Cerrados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Breno Lobato

Breno Lobato - Renato Amábile e Fabio Faleiro entregam placa de homenagem à deputada Paula Belmonte pela emenda parlamentar concedida à Embrapa Cerrados

Renato Amábile e Fabio Faleiro entregam placa de homenagem à deputada Paula Belmonte pela emenda parlamentar concedida à Embrapa Cerrados

A deputada distrital Paula Belmonte recebeu uma homenagem da equipe da Embrapa Cerrados (DF) na última sexta-feira (21), em agradecimento à emenda parlamentar nº 40530009 da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 da União, aprovada quando ela exercia o mandato de deputada federal pelo Distrito Federal. O objetivo da emenda, no valor de R$ 250 mil, foi fortalecer e potencializar as ações de transferência de tecnologia (TT) e inovação da Unidade, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil.

Os recursos contribuíram para a execução das ações do projeto “Desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis buscando equilíbrio entre a agricultura e o uso de recursos naturais e a promoção da inclusão produtiva, democratizando e dando capilaridade às tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Cerrados” e viabilizaram a realização de cerca de 300 eventos de TT on-line e presenciais, a manutenção de veículos, a reforma da área de Transferência de Tecnologia e Inovação (TTI) da Unidade, a compra de equipamentos de áudio e vídeo, a atualização de computadores e manutenção de equipamentos de informática, bem como a montagem e manutenção de unidades demonstrativas e de referência tecnológica.

Fábio Faleiro, chefe-adjunto de TT da Embrapa Cerrados, apresentou a prestação de contas do projeto. Ele falou sobre a Unidade, destacando o foco de atuação, a infraestrutura e a equipe, bem como a importância da ciência e da tecnologia na transformação da agricultura brasileira. Ele apontou exemplos de tecnologias e inovação que transformaram o setor no Brasil, como a Fixação Biológica de Nitrogênio; a tropicalização da soja e do trigo; a conservação do solo e da água; o manejo da fertilidade do solo do Cerrado, que corrigiu a acidez e neutralizou o alumínio do solo; o Zoneamento Agrícola de Risco Climático; o controle integrado de insetos, pragas, doenças, nematoides e plantas daninhas; e os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Faleiro destacou a busca pelo equilíbrio entre produzir e preservar o meio ambiente, linha de trabalho seguida pelo projeto de transferência de tecnologia contemplado com os recursos da emenda parlamentar. Ele lembrou que o País tem cerca de 66,2% do território destinado à preservação e proteção da vegetação nativa, sendo que metade dessa área está nas propriedades rurais. Já as áreas de lavoura ocupam apenas 7,8% do território nacional, e a produção pode ser duplicada com a recuperação de áreas com pastagens degradadas, sem a necessidade de novos desmatamentos.

O chefe de TT apontou desafios atuais da agropecuária, como a economia circular e o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, e citou práticas sustentáveis na agricultura, como a Integração Lavoura-Pecuária, o plantio direto, o descarte adequado de embalagens, a recuperação de pastagens degradadas, a rastreabilidade e certificação, o manejo dos recursos hídricos, bioenergia, manejo integrado de pragas, Fixação Biológica de Nitrogênio e o tratamento de resíduos. 

Entre as temáticas importantes para o futuro, Faleiro apontou a produção de biomassa, resíduos, bioinsumos e energia renovável; as novas tendências de consumo e agregação de valor; dados e informações sobre os recursos naturais; a competitividade e a sustentabilidade num mercado globalizado; a segurança e defesa fitossanitária; o enfrentamento às mudanças climáticas na agropecuária; a automação de processos, agricultura de precisão e digital; o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão produtiva.

“O Brasil é um país continental e diverso. Temos mais de 6,5 milhões de imóveis rurais e a estimativa de que 80% dos produtores não têm uma renda estável durante o ano que possa garantir qualidade de vida no campo. Uma das ações de TT é a inclusão produtiva, que é levar prosperidade a essas pessoas”, disse, lembrando a existência de diferentes tipos de pequenos produtores – tecnificados, coloniais, integrados a complexos industriais ou, na maioria dos casos, semimercantis e marginalizados do processo econômico. 

“Precisamos transformar os pequenos produtores que têm dificuldade de sobreviver no campo num desses outros três tipos. As ações desse projeto que desenvolvemos em parceria permitiram o avanço nessa caminhada. Sabemos que essa transformação não depende apenas da ciência, da tecnologia e da inovação, mas também da extensão rural, da TT e de políticas públicas. Por isso, temos que estar cada vez mais próximos do setor produtivo e dos representantes da sociedade para fazermos essas políticas e avançar nesses trabalhos”, afirmou Faleiro.

A deputada recebeu dele e do assessor da chefia-adjunta de TT, Renato Amábile, uma placa de homenagem, com os dizeres: “A Embrapa Cerrados agradece à deputada federal Paula Belmonte pela emenda parlamentar que viabilizou ações de transferência de tecnologias para a inovação agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil”.

Belmonte se emocionou com a homenagem e parabenizou a Embrapa Cerrados pelo comprometimento e transparência na execução dos recursos públicos recebidos. A deputada também elogiou a apresentação de Faleiro. “É uma pequena mostra do que a nossa agricultura pode fazer pelo nosso país”, afirmou. 

A parlamentar apontou o desafio de aproximar os jovens e adolescentes da agricultura. “Hoje, está se colocando a agricultura como vilã da história. Precisamos mudar (essa visão) com o comprometimento sustentável, mostrando que isso é segurança alimentar para a população. A Embrapa tem o fator importantíssimo de trazer a tecnologia e transformar a vida da pessoa mais simples e fazer que ela se torne um produtor e tenha prosperidade com sustentabilidade. Sinto-me honrada por ter feito parte de uma pequena célula perante o trabalho que vocês fazem”, disse, agradecendo à equipe.

Após a homenagem, a deputada visitou a sala de audiovisual, onde o supervisor de TT, Sérgio Abud, apresentou vídeos tecnológicos produzidos pela Unidade. Ela também percorreu os corredores do prédio da área de TTI, decorados com novos banners que mostram tecnologias e contam um pouco da história do centro, e conheceu a Unidade de Referência Tecnológica de ILPF.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/