01/08/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa Amapá busca parcerias com a Codevasf em aquicultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - O pesquisador Jô de Farias Lima (terceiro, a partir da esquerda), . Ele entregou aos Superintendentes da Codevasf dos Estados de Sergipe e do Amapá um plano de recuperação e fortalecimento da cadeia produtiva do camarão-da-amazônia no Estado do Amapá

O pesquisador Jô de Farias Lima (terceiro, a partir da esquerda), . Ele entregou aos Superintendentes da Codevasf dos Estados de Sergipe e do Amapá um plano de recuperação e fortalecimento da cadeia produtiva do camarão-da-amazônia no Estado do Amapá

pesquisador Jô de Farias Lima, chefe adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá, participou de uma visita técnica ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no município de Neópolis, estado de Sergipe.

O objetivo da programação, realizada no período de 26 a 28 de julho, foi conhecer o projeto de repovoamento de espécies nativas do rio São Francisco, incluindo a criação de camarão-pitu. A estrutura do projeto foi instalada há cerca de dois anos e já devolveu aproximadamente 100 mil juvenis de camarão-pitu nas águas do rio São Francisco.

A expectativa dos responsáveis técnicos é efetivar parcerias para atuar no Amapá, atendendo demandas deste estado, por meio de parcerias integradas entre Embrapa, Codevasf, Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura do Amapá.

Na ocasião, o pesquisador apresentou as iniciativas da Embrapa Amapá com relação à produção do camarão-da-amazônia e também dados de pesquisas realizadas pela Ueap, além de relatar o problema da redução de estoques de camarão no estuário do Amapá, relacionando-o com ocorrências de doenças graves no camarão.

Ele entregou aos Superintendentes da Codevasf dos Estados de Sergipe e do Amapá um plano de recuperação e fortalecimento da cadeia produtiva do camarão-da-amazônia no Estado do Amapá. A programação também contou com a participação de equipes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume conta atualmente com 3,8 hectares de espelho d’água de viveiros, auditório para capacitação/treinamento de produtores/pescadores artesanais, escritório, almoxarifado e laboratório de reprodução artificial. A unidade está vinculada à 4ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Aracaju.

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/